Networking para tímidos – manual de sobrevivência

Não importa seu setor de atuação, uma boa rede de contatos é fundamental para sua carreira. Mas se socializar com estranhos está fora de sua zona de conforto, como lidar? Ser um introvertido não significa que você não pode construir uma boa rede. Por isso, criamos o manual de Networking para tímidos! Com essas dicas você vai fazer novas conexões e construir sua rede profissional sem estresse.

1. Maximize a sua presença nas redes sociai
s
Redes sociais são fantásticas para os introvertidos, porque você pode se conectar com inúmeros colegas sem estar cara a cara. Comece criando um bom perfil público. Siga, comente e compartilhe posts de blogs escritos por líderes em seu setor. As seções de comentários oferecem uma boa maneira de puxar conversa com pessoas de interesse.

2. Estabeleça pequenas metas realizáveis
Participar de uma conferência ou evento de networking não significa que você tenha que estar presente o tempo todo. Antes de ir, escolha um horário de partida que pareça confortável para você, mesmo que seja cedo. Assim, todo o evento vai parecer mais gerenciável. Tente ser seletivo em suas conversas. Talvez seja melhor se concentrar em dois ou três indivíduos em vez de tentar conversar com tantas pessoas quanto possível. A qualidade é mais eficaz do que a quantidade quando se trata de networking.

3. Não force a si mesmo a ser o rei do social
Mover-se de um estranho para o outro, apertando as mãos e recolhendo cartões de visita não é a única maneira de criar uma boa rede. Foque nos seus pontos fortes. Os extrovertidos podem ser bons em falar a si mesmos, mas mais importante é saber ouvir bem. Seja curioso e faça as perguntas certas. É uma ótima maneira de tirar o foco (e pressão) de si mesmo. Além disso, os outros vão gostar de você como um contato que está genuinamente interessado no que eles têm a dizer.

4. Prepare o que você vai compartilhar
Antes de um evento de networking, procure se informar sobre quem estará presente para identificar pessoas chaves para se conectar. Feito isso, prepare alguns tópicos e histórias que possam servir para puxar conversa. Se não tiver boa memória, vale anotá-los em pequenos papéis para consultar discretamente.

5. Encontre um amigo em comum
Os eventos podem ser muito menos estressantes se você tiver um porto seguro por lá. Encontre um colega mais extrovertido que possa fazer apresentações e reduzir a pressão de estranhos que se aproximam. Mas não deixe que o seu colega de trabalho domine os holofotes completamente. Você precisa de novas conexões para lembrar de você também.

6. Dê um tempo a si mesmo
Não se sinta pressionado para construir uma enorme rede de relacionamento. Foque primeiro em uma pequena rede de contatos. Isso é infinitamente mais valioso do que uma enorme rede de pessoas que não sabem muito sobre você (e vice-versa).

Traduzido e adaptado de Successfully Shy: how to network is you’re an introvert.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página