Não saia de férias antes de seguir esses 5 conselhos

Julho é mês de férias escolares e muitos profissionais com filhos aproveitam o recesso dos pequenos para descansar alguns dias. Se esse for o seu caso – ou seja lá quando você for sair de férias -, aproveite o seu merecido descanso, mas, antes de arrumar as malas, atenção para a etiqueta corporativa. Afinal, não dá para sumir do escritório e deixar algumas pendências.

 

Planeje a sua folga com antecedência
Principalmente se o mês escolhido é concorrido, como julho e janeiro. Antes de comprar as passagens e reservar o hotel, verifique com o seu chefe se tudo bem ausentar-se nos dias pretendidos. Além do mais óbvio, que é conversar com o seu gestor, lembre-se de checar se a sua ausência não será problema para colegas envolvidos em um mesmo projeto e se não atrapalhará o andamento com algum cliente.

Envie com antecedência os documentos ou projetos que precisam de um retorno
Assim a resposta não virá quando você estiver ausente. É a melhor maneira de garantir que as coisas continuem caminhando enquanto você está fora.

Organize seus arquivos em pastas comuns na rede da empresa ou em algum serviço “nas nuvens”
Isso, claro, no caso dos documentos que os seus colegas podem ter de consultar na sua ausência. Lembre-se de nomear os arquivos de forma lógica e clara, para facilitar a localização.

Delegue
Alguns dias antes de deixar o escritório, é importante deixar claro quais colegas ficarão encarregados das suas funções na sua ausência. Feito isso, vale mandar um e-mail para cada um deles com um lembrete das atividades que precisam ser feitas.

Ative o aviso de férias do e-mail
Muita gente esquece de fazer isso, mas é algo realmente importante. Já imaginou se um cliente de peso manda um e-mail para você e fica sem retorno por dias, sem saber o que está acontecendo? Chato, não? Então, além de ativar o aviso de ausência temporária, certifique-se de que ele está com as informações corretas e completas: data do seu retorno e e-mail e telefone de contato de quem está no seu lugar.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página