Tempo estimado de leitura: 5 minutos

“Tenho uma entrevista de emprego no horário de trabalho!” - o que devo fazer?

Procurar um emprego enquanto você ainda está empregado pode ser um negócio arriscado, pois você pode ser descoberto, o que levaria a uma situação embaraçosa, ou até mesmo antecipar a sua despedida da organização, o que seria difícil de explicar em uma posterior entrevista de trabalho. É nesse cenário que a dúvida “como sair para uma entrevista durante o trabalho” surge.

Para não ter problemas, é bom estar preparado para saber como agir, o que eleva as suas chances de ter sucesso na procura por uma nova oportunidade de trabalho, sem colocar em risco o atual cargo. Afinal, é ele quem paga as contas no momento, não é mesmo?

Para ajudar você a saber como sair para uma entrevista durante o trabalho, preparamos este artigo. Nele, você encontrará informações preciosas para se sair bem nessa busca, e ainda preservar a sua credibilidade profissional no atual emprego. Acompanhe!

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Não perca tempo e leia agora mesmo!

Quais são as dicas para procurar emprego de maneira discreta?

Acompanhe a seguir recomendações valiosas para buscar um novo emprego no mercado brasileiro enquanto está empregado.

Seja discreto

A internet é uma ferramenta maravilhosa para encontrar um novo emprego, mas também é a maneira pela qual a maioria das pessoas é descoberta. Se você estiver no LinkedIn, desligue a função que notifica seus contatos sobre suas atualizações — seus colegas observarão que seu currículo ficou mais vistoso e poderão querer saber o porquê.

Não transmita suas intenções no Facebook nem comece a pedir referências. Obviamente, lembre-se que é melhor esperar até chegar em casa para iniciar a sua busca — nunca use o computador de trabalho, e-mail ou telefone.

Leia também: Como montar um currículo para mudar de carreira

Escolha o seu campo de busca

As redes sociais são ótimas, mas também podem ser perigosas para quem quer descobrir novos empregos. Você nunca sabe quem conhece quem.

Portanto, considere os possíveis riscos e os benefícios antes de abordar alguém. Ou aja de maneira segura, evitando o território familiar, e dirija sua pesquisa a um novo setor da indústria ou uma região geográfica diferente da sua. Um pouco de diversidade poderia favorecer o seu currículo.

Escolha seus parceiros de busca com sabedoria

Você precisará de um profissional de recrutamento, mas seria uma boa ideia evitar aquele que sua empresa costuma usar.

De qualquer forma, você precisa deixar claro para o recrutador que sua associação é estritamente confidencial — você não quer que ele chame o seu chefe para dizer que tem um candidato excepcional que, por acaso, é você!​

Fique atento aos detalhes

Se o seu traje de trabalho for informal, não apareça na sua empresa vestido de terno. Procure trocar-se na academia ou no banheiro. Também não conte aos seus colegas que você esteja contemplando a procura de um emprego.

Isso pode fazer com que eles fiquem de olho no seu cargo, que pode estar disponível antes do planejado caso alguém divulgue seus planos à pessoa errada.

Dicas para suas entrevistas de emprego​ ​

DOWNLOAD

O que dizer em uma entrevista de emprego caso esteja empregado em outro trabalho?

Durante o processo de entrevista, é muito importante ter uma sinceridade comedida. Ou seja, ocultar informações a respeito do trabalho atual nos estágios iniciais do processo seletivo é válido, mas esconder toda a situação nunca é recomendado.

Dessa forma, procure deixar bem claro que se sente insatisfeito no trabalho atual e que, por isso, busca novas oportunidades. Não há nada de errado em querer progredir na carreira e buscar outro emprego mesmo estando empregado, pois essa é uma estratégia válida. Apenas tome cuidado para ser o mais honesto possível. Você será avaliado por isso.

Confira também: Fazer um currículo criativo vale a pena?

Quais são os cuidados ao procurar um emprego enquanto mantém outro trabalho?

Algumas precauções fazem muito sentido nesse momento de busca por um novo emprego. Uma delas certamente é manter a rotina e obrigações no emprego atual enquanto não fecha contrato com outra companhia.

Atentar para o telefone e e-mail de contato informado é muito importante. Os dados corporativos não devem ser prestados ao possível novo empregador. Outro ponto é não usar a estrutura do emprego atual para buscar outro, pois isso é antiético e compromete a imagem de um profissional.

Estou trabalhando e fui chamado para uma entrevista

Um ponto muito importante é buscar fazer a conciliação de horários, já que entrevistas de emprego ocorrem em horário comercial. Dessa forma, é muito provável que você seja chamado para comparecer no momento em que estiver trabalhando.

Não é nada interessante inventar mentiras para comparecer na entrevista. Dizer que está doente ou que algum familiar teve algum problema pode ser extremamente danoso no futuro. No entanto, todo mundo tem direito à privacidade e dizer que tem um compromisso pessoal e importante a cumprir deve ser o suficiente. Caso a contratação evolua e seja fechada, deve-se fazer a comunicação do aviso prévio.

Quando devo avisar o chefe?

Para não gerar mal-estar ou qualquer outra situação embaraçosa entre você e seu chefe, o mais recomendado é utilizar os horários de folga para participar dos processos seletivos em outra empresa. 

Isso porque, mesmo que você, atualmente, tenha um bom relacionamento com a sua liderança direta, esse comunicado de sair para uma entrevista durante o horário de trabalho pode gerar uma quebra de confiança. Afinal, é um sinal claro de que você não está satisfeito com a sua atual posição de trabalho e, invariavelmente, pode sair a qualquer momento.

Por isso, o ideal é conversar com os recrutadores da outra empresa e tentar marcar as entrevistas para horários como o intervalo do almoço, antes do expediente ou ao final dele. Caso não seja possível, o mais indicado é você solicitar tirar uma folga pelo banco de horas, por exemplo. Tirar o dia de folga, além de não prejudicar o seu desempenho na entrevista, já terá mais tempo para se concentrar nela, também evita que você tenha de mentir, o que é sempre muito negativo para a sua imagem profissional, pois impacta na sua credibilidade.

“É normal que profissionais busquem melhores condições de trabalho. Se esse é o seu caso, preocupe-se apenas em ser honesto e dizer a verdade no momento exato. Ou seja, seu chefe precisa saber o que realmente está acontecendo quando você for aprovado em todas as etapas do processo seletivo”.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil

Também é importante evitar o “leilão de salário”, ou seja, pedir para a atual companhia cobrir o que a outra empresa oferece de salário. Isso porque, se ela não valorizou o seu trabalho até agora, acha mesmo que fará daqui por diante? Além disso, essa prática pode repercutir negativamente na sua imagem profissional. Portanto, ao aceitar uma outra proposta, esteja certo de que esse é o melhor caminho.

O que fazer se a entrevista atrasar?

Se você encaixou a entrevista no meio do expediente do trabalho ou no horário de almoço e ela atrasou, o mais indicado é ligar para a atual empresa e dizer que teve um imprevisto e, por isso, atrasará ou tirar o resto do dia de folga

Caso seja indagado sobre o motivo, é importante não se estender, para não se contradizer. O melhor é dizer que você teve um compromisso importante que se estendeu além do horário e, por isso, irá se atrasar. Quando chegar no escritório, diga que a questão é pessoal e que não é o momento de falar. Geralmente, as pessoas respeitam e não vão tocar mais no assunto.

Posso fazer a entrevista online com o computador da minha empresa?

Os especialistas em RH e segurança da informação não recomendam a utilização do computador da empresa para uso pessoal. Isso porque, como o próprio nome diz, são da empresa. Portanto, não é recomendado armazenar senhas pessoais, baixar arquivos e instalar sistemas para uso pessoal. Isso, além de infringir as normas internas de grande parte das corporações, ainda pode deixar você em uma situação embaraçosa, já que a companhia tem acesso a todas as máquinas e pode, por exemplo, encontrar currículos encaminhados pelos dispositivos de propriedade da companhia. 

Isso pode gerar uma advertência, ou o seu mesmo desligamento, já que a empresa pode não querer no time dela um profissional que não está focado em suas funções e, consequentemente, no crescimento do negócio, impactando negativamente os resultados.

Diante do exposto, fica claro que não é recomendado fazer entrevista online no computador da empresa. O que você pode fazer é utilizar o seu celular e utilizar os seus dados móveis para fazer a entrevista no horário do seu intervalo, e também é recomendado que isso seja feito em uma estrutura externa da empresa, como uma cafeteria da sua preferência, caso você não possa fazê-la de casa.

Como vimos ao longo desta leitura, como sair para uma entrevista durante o trabalho requer planejamento para não impactar negativamente a sua imagem na atual empresa. Além disso, evite mentir e não utilize os equipamentos da empresa para enviar currículos e fazer entrevistas.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.