A atualização é importante para o desenvolvimento de liderança

Capacitação de líderes para alta gestão

Por Gabrielle Moreira

Você conquistou um cargo importante na empresa, agora é importante saber como trabalhar o desenvolvimento de liderança.

Chegar ao alto escalão de uma companhia não pode ser sinônimo de acomodação. Não importa a área, a capacitação de líderes é necessária. O mercado está em constante mudança e profissionais confortáveis com suas conquistas podem se tornar ultrapassados. Pior ainda, é quando essa acomodação reflete na falta de inspiração e motivação da equipe, criando um efeito cascata dentro da empresa.

Não importa a idade ou status profissional: conhecimento nunca é exagero. Vivemos naquela máxima, quanto mais sabemos, mais queremos saber. Mas, você pode começar lendo 10 livros para impulsionar sua carreira.

Mesmo cursos aparentemente básicos podem de alguma forma acrescentar algo à sua bagagem profissional. Estar no topo da pirâmide corporativa pode, algumas vezes, afastar o profissional de coisas simples, como o trato com pessoas de diferentes origens. Um curso de idiomas, por exemplo, ainda que seja se uma língua mais exótica pode ser uma boa experiência.

Desenvolver a liderança com cursos on-line

Cursos de extensão, cursos on-line ou intensivos de curta duração, podem ser boas opções quando a agenda está mais apertada. Uma série de universidade, nacionais e estrangeiras, oferecem cursos pela internet em diferentes áreas. Fazer um curso on-line pode ajudar e muto na sua capacitação. Você vai aprender coisas novas, entender outros pontos de vista e adicionar essa experiência em seu dia a dia.  O bom líder é aquele que inova. Em todos os sentidos.

Networking auxilia a capacitação de líderes

Outra opção é promover debates periódicos com profissionais da sua área de atuação. Compartilhar experiências pode ser uma forma de saber das novidades e se atualizar. Esse exercício ainda pode ser feito com pessoas de diferentes setores. Novas visões sobre determinados problemas ou situações rotineiras podem trazer novos ares e contribuir positivamente com o dia a dia da empresa e até com a sua forma de gestão. Que tal, marcar uma reunião com todos da empresa? Um Happy hour para conversar sobre os acontecimentos? Uma conversa mais informal sempre traz boas ideias. Principalmente quando o assunto é gestão de administração de pessoas.

Por que se atualizar é importante?

O tempo passa e não é apenas na nossa vida pessoal. Todos os dias, praticamente, surgem novas ideias, novos jeitos de fazer a mesma coisa. Esses jeitos, por sua vez, podem ser mais fáceis mesmo. Mas, quando já estamos acostumados ao comum, principalmente quando somos líderes, tendemos a não aceitar novidades. Isso pode ser prejudicial tanto à esquipe quanto a você mesmo. Inovar, escutar e entender são pontos que tornam um bom líder alguém a ser seguido. Adquirir respeito da equipe vai alem de ser uma pessoa legal. Mostrar exemplos a ser seguido é bem mais efetivo do que exemplificar. A atualização constante faz parte dessa busca. Ser perfeito, nenhum profissional vai ser. Todos cometem erros. Contudo, a diferença entre um líder justo e um líder a não ser seguido é como você entende o problema e tentar resolver. Entenda que durante o processo de inovação corporativo, os erros vão ocorrer, eles fazem parte do processo de aprimoramento.

Gabrielle Moreira é jornalista e escreve sobre economia, finanças, carreiras e comportamento há mais de dez anos. Depois de uma temporada no Valor Econômico de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e agora reporta diretamente de seu home office na cidade maravilhosa.

Compartilhar essa página