A hora de mudar de emprego, como identificar quando é o momento certo?

Mudar de emprego

*Por Juliana Porto

O mercado de trabalho realmente vive uma fase complicada. Por outro lado, as empresas ainda precisam de profissionais qualificados.

Você está insatisfeito em seu emprego atual, mas não sabe se deve mudar de emprego na crise? Recebeu uma proposta para uma posição em outra empresa e acha arriscado mudar devido ao aumento do desemprego no Brasil? Saiba como avaliar se chegou a hora de mudar de emprego.

5 dicas para a hora para mudar emprego

1) Identifique as empresas para trabalhar, segundo o seu perfil

Em primeiro lugar, busque conhecer a cultura e o segmento de atuação de cada uma delas. É importante ter em mente se você admira a companhia em que busca uma vaga, assim como sua gestão. Afinal de contas, o primeiro passo para dar certo é admirar e sentir-se bem no ambiente de trabalho.

Você também pode gostar de: Mudar de área profissional, qual o momento certo? 

2) Avalie a saúde financeira da empresa

Este é um passo fundamental se você deseja mudar de emprego na crise. Tente descobrir se seu provável novo emprego corre risco antes mesmo de você assumi-lo. Vá atrás de informações sobre a empresa, leia as notícias e procure saber a situação financeira com sua rede de contatos.

3) Escolha o segmento de mercado certo

Durante a crise, algumas áreas sofrem mais do que as outras. Se de um lado há aquelas que são afetadas por demissões em massa, queda de receita e incertezas sobre uma retomada no curto ou médio prazos, há outras que estão em situação mais confortável. Procure saber quais as profissões em alta apesar da crise. Mais uma vez, buscar informações é essencial.

4) Oportunidades em meio a crise

Saiba que o mercado é dinâmico independentemente do rumo da economia. No setor privado, não há garantia de estabilidade estando o país ou não em crise. Por medo, você pode estar perdendo uma grande chance de crescer profissionalmente!

5) Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

Você avaliou todos os quesitos e decidiu que o certo era aceitar o novo desafio? Parabéns! Agora é hora de construir uma imagem positiva e garantir o seu espaço no novo trabalho. Mostre iniciativa. Em meio a um mercado retraído e empresas com estrutura reduzidas, você será visto de forma muito positiva diante de seus superiores.

Você também pode gostar de: Oportunidades de vagas para jurídico

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Compartilhar essa página