Momento de reorganização

Há alguns anos o mercado já vem avaliando e valorizando o perfil pessoal dos candidatos aos diversos cargos de engenharia. A tendência deve ser mantida em 2018, principalmente por conta dos objetivos de negócios das empresas. Depois de um período de incertezas e instabilidade, os profissionais com perfis comerciais, mais analíticos, com flexibilidade e jogo de cintura ganham destaque, já que as empresas estão ampliando as áreas de vendas com o objetivo de conquistar novos clientes, mercados e aumentar o market share.

Baixar o Guia Salarial

Assim, buscam-se profissionais que saibam lidar com o mercado e que tenham perspectivas, foco e estratégia para aumentar suas carteiras.

Posições em alta

Assim como nos últimos 12 meses, as posições de supply chain seguem em alta, pois estão diretamente ligadas aos resultados estratégicos da empresa. Destacam-se as posições de planejamento de demanda (S&OP). Atualmente, muitas empresas consideram a área essencial para a eficiência de suas operações, pois nela está o controle dos fluxos de produto, informação e capital. No entanto, 43% dos gestores de supply chain consideram a área de planejamento a mais desafiadora na hora de encontrar profissionais qualificados, já que é uma função em constante desenvolvimento e que demanda atualizações frequentes. Um ponto destacado é que, por haver muita interdependência com outras áreas, além do conhecimento técnico, é preciso ter habilidades de relacionamento e conhecimento do processo como um todo para que o planejamento seja cumprido.

Na área industrial, destacam-se os segmentos automotivo, equipamentos médicos, químico e bens de consumo. O setor automotivo, que foi um dos que mais sofreu nos últimos anos, dá sinais de melhoras e a busca por pessoas já sinaliza uma retomada do segmento. Nas indústrias do ramo, as principais demandas são por profissionais de melhoria contínua de processos, produção, manutenção e área comercial.

As vagas de supply chain e comercial são destaques nas empresas de equipamentos médicos, químicos e bens de consumo.

Segmentos em destaque

Para 2018, alguns segmentos devem se destacar na busca por profissionais:

  • Equipamentos Médicos
  • Bens de Consumo
  • Químicos
  • Automotivo
  • Agronegócios
  • Tecnologia

Compartilhar essa página