Mesa desorganizada pode comprometer sua reputação na empresa

Sua mesa de trabalho pode dizer muito sobre você. E às vezes ela pode não falar tão bem assim. Pelo menos é o que pensam 32% dos 300 diretores de RH entrevistados em uma pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos. Para eles, uma mesa desorganizada coloca em cheque habilidades e eficácia de um colaborador. O ponto de vista não é unânime: 9% acreditam que essa falta de ordem é traço de uma pessoa criativa (9%) e 59% não fazem nenhum tipo de julgamento sobre a questão. Ainda que o cenário seja favorável aos colaboradores “bagunceiros”, em tempos de um mercado de trabalho altamente competitivo, é importante considerar a opinião de 32% exigentes gestores, destacados na pesquisa. Produtividade é a palavra de ordem do momento.

Dessa forma, saber onde encontrar o que se precisa é fundamental, assim como reduzir as possibilidades de se perder um documento ou dado importante. Por isso, separamos sete dicas para te ajudar a ter uma mesa mais organizada:

1.O que arquivar
Crie o hábito de verificar o que pode ser jogado fora, o que precisa ser arquivado e o que é possível digitalizar.

 2.Onde arquivar
Use gavetas, arquivos ou bandejas para manter cada item no devido lugar.

3.Acúmulo
Se você não usou algo pelo período de um ano, provavelmente não precise disso no dia a dia. Sendo assim, mantenha ao seu alcance apenas os materiais de uso frequente. O restante pode ficar em arquivos, armários ou gavetas.

4.Arquivo digital
Transformar papéis em documentos digitalizados pode reduzir a desordem e auxiliar no encontro de informações com mais rapidez, mas a dica só é eficiente para as pessoas que utilizam um sistema de arquivamento digital ou app organizacional. 

5.Excesso de itens
Em geral, a decoração da mesa é boa para mostrar alguma personalidade, mas cuidado com os excessos.

6.“Sr(a) Migalha”
Não deixe sobre a sua mesa embalagens de comida, copos de café vazios ou pratos sujos.

7.Frequência da limpeza 
Gaste alguns minutos no final de cada dia organizando seu espaço, para que na manhã seguinte seu início de trabalho seja rápido.

Compartilhar essa página