Mesa bagunçada diminui produtividade. Veja dicas para arrumar a sua

Produtividade é a palavra de ordem em qualquer ambiente de trabalho. Mas a grande verdade é que nem sempre sabemos o que fazer para nos tornarmos pessoas mais eficientes. Recentemente, demos algumas dicas aqui no blog para descobrir em qual período do dia você é mais produtivo. Agora é hora de alertar sobre outro ladrão da produtividade: a mesa bagunçada.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que, apesar de os profissionais concordarem que mesas bagunçadas tomam tempo, ajudam a perder prazos e prejudicam a reputação no escritório, 32% admitiram ter um espaço de trabalho desorganizado e 45% confessaram que só dão uma geral na mesa uma vez por mês – ou em períodos até maiores que esse. O levantamento indicou dados preocupantes: 30% dos respondentes já perderam um documento importante por conta da mesa bagunçada, 47% disseram que a desorganização os leva a perder tempo, 16% já se atrasaram para reuniões por conta da desordem e 14% já chegaram a perder prazos em consequência do caos de papéis e objetos.

Para ajudar aqueles que pretendem começar 2015 com uma mesa mais organizada e a produtividade em alta, a Office Depot, uma das maiores lojas dos Estados Unidos de artigos para escritório, e a Associação Americana de Organizadores Profissionais (NAPO) dão algumas dicas.

- Sobre a mesa, deixe apenas o material que você utiliza no dia a dia. O resto deve ficar em armários ou gavetas;
- Crie um sistema de fluxo de papéis para os documentos que chegam e use o escaninho principal (ou o mais de cima) apenas para os itens que você ainda não conseguiu olhar;
- Não pare no meio do caminho. Ao olhar um documento, já decida o que fazer com ele e siga adiante. Não deixe esse papel descansando sobre a mesa;
- Crie um sistema de arquivamento para os seus documentos eletrônicos similar ao que mencionamos acima para os papéis. Classifique, arquive e descarte os documentos regularmente.

Compartilhar essa página