Mercado valoriza engenheiros integrados a outras áreas da empresa

Engenheiros com perfil consultivo e que atuam integrados a outras áreas da empresa vêm sendo cada vez mais demandados pelo mercado. “Não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado”, afirma Ana Carolina Rezende, gerente de negócios da Robert Half. “São procurados aqueles profissionais que têm uma visão mais holística da organização e conseguem melhorar o desempenho financeiro das empresas.” Entre os cargos ocupados por esses profissionais, podemos citar engenheiros de melhoria contínua e gerentes de projetos.

Ana Carolina comenta que, para atuar de forma integrada a outras áreas da empresa, o engenheiro precisa ter ótima habilidade de comunicação. Isso porque precisa traduzir toda a questão técnica de sua área para diferentes públicos, desde o pessoal da fábrica até o CEO da empresa. Saber manter um bom relacionamento interpessoal também é fundamental, bem como ter o domínio da língua inglesa. “Muitas das empresas que contratam esses profissionais são multinacionais e frequentemente é preciso conversar com a matriz”.

Importante mencionar ainda que destacam-se no mercado os engenheiros com foco em planejamento, produtividade e melhoria contínua, já que as empresas estão cada vez mais enxutas e com margens reduzidas. Para atuar nessas funções e integrado a outras áreas da empresa, o profissional normalmente complementa sua formação acadêmica com certificações, como a PMI e Seis Sigma, e cursos de pós-graduação mais voltados à área de gestão. “Mas não logo que termina a faculdade”, diz Ana Carolina. “Normalmente, o engenheiro espera ter uma vivência no mercado de dois a quatro anos para seguir com os estudos”.

Em linha com esse perfil descrito por Ana Carolina, o Salary Guide 2015 aponta alguns cargos que devem ter bons ganhos salariais neste ano. Gerentes de melhoria contínua, por exemplo, podem ver suas médias salariais aumentarem 11,5% em 2015 na comparação com 2014. Já os ganhos médios dos coordenadores de planejamento podem saltar 13%.

Compartilhar essa página