Mercado financeiro retoma ritmo de contratações

Em 2014, o mercado financeiro retomou o ritmo de contratações. A principal mudança no segmento foi o aumento pela demanda por profissionais de áreas operacionais, como compliance, risco e auditoria, tendência que deve se manter em 2015. “Essa procura maior por profissionais de áreas operacionais é resultado da chegada de bancos internacionais ao Brasil e da busca das instituições financeiras que já estão no país em se adequar a novas regulamentações”, explica Ana Carla Guimarães, gerente da divisão de serviços financeiros da Robert Half.

Após essa fase, Ana acredita que o mercado volte a demandar com mais força profissionais de áreas comerciais. “Depois, tenho a percepção de que as instituições financeiras terão como foco o aumento no volume de negócios”, diz. Para aqueles que já atuam no mercado financeiro e para quem deseja entrar no setor, vale o alerta: aumentou o nível de exigência, tanto em relação à formação quanto ao perfil comportamental.

Habilidades como gestão de equipe, trabalho sob pressão, gestão do tempo, liderança e negociação são verificadas na entrevista de emprego com o headhunter. Por isso, antes do bate-papo com o recrutador, prepare-se e tenha na ponta da língua exemplos do seu dia a dia profissional que demonstrem como você domina essas competências. “Alguns cursos até dão suporte para quem já conhece as ‘soft skills’ e aplica essas competências no trabalho. Mas a pessoa tem que desenvolver essas habilidades ao longo da carreira”, diz Ana.

Em relação à remuneração, o Salary Guide 2015 aponta um incremento maior nos ganhos médios daqueles que estão ingressando no mercado. Analistas juniores de fusões e aquisições e de risco de mercado, por exemplo, devem ganhar 10% mais neste ano na comparação com 2014. “As empresas valorizam quem entra agora no mercado para fazer carreira dentro da corporação”, diz Ana. Já os salários médios dos profissionais mais seniores devem aumentar entre 4% e 6% em 2015.

Leia mais: Currículo para o mercado financeiro deve ser objetivo

Compartilhar essa página