Mercado de trabalho para advogados: processos seletivos serão criteriosos em 2017

Mercado de trabalho para advogados: processos seletivos serão criteriosos em 2017

Em 2017, redução de custos será a tônica em todas as áreas, inclusive na jurídica, como mostram as análises do Guia Salarial 2017 da Robert Half. “Nas empresas, a área é vista como um canal para potencializar recursos e contribuir para que a empresa cresça. Já com relação aos escritórios, há um crescente movimento de fusão, gerado pela crise, o que potencializou a capacidade de atendimento ao cliente”, explica Mariana Horno, gerente sênior da Robert Half.

Nos escritórios, a área de contencioso com viés de recuperação judicial segue em alta, com oportunidade em diversas posições, especialmente para os advogados mais experientes. Nas empresas, quatro áreas seguem em alta: de contencioso e consultivo trabalhista, devido a movimentos de reestruturação; concorrencial, especialmente em relação a atos de concentração e acordos de leniência; e tributária, que junto com a área financeira das empresas, tende a se apresentar como uma importante fonte de redução de custos.

Perfil de advogado demandado pelo mercado

Nos escritórios há a procura por advogados com espírito empreendedor, que tenham a capacidade de gerar novos negócios, o que aumenta as possibilidades de empregabilidade e ascensão na carreira, inclusive à posição de sócio. Já nas empresas a valorização é por profissionais generalistas, com ampla visão de assuntos jurídicos e do negócio.

Processo seletivo para advogados

Tanto em escritórios como empresas, o processo seletivo está mais criterioso, priorizando candidatos com formação de primeira linha, estabilidade na carreira e visão de longo prazo. “Noto a aposta em profissionais mais jovens, porém maduros. Dessa forma, é preciso que na entrevista esse candidato demonstre interesse em fazer a diferença nos negócios e entendimento sobre a necessidade de concluir ciclos. Outro ponto importante é o inglês: ele não é mais diferencial e sim parte integrante da função”, explica a executiva.

Áreas que mais demandarão advogados em 2017

  • Contencioso Cível
  • Consultivo e Contencioso Trabalhista
  • Consultoria Tributária
  • Advogado Generalista
  • Sócios

Para ter mais informações, baixe a versão completa da pesquisa Salarial 2017

Compartilhar essa página