Por Adriana Fonseca

Desenvolver uma boa trajetória profissional não é uma tarefa fácil, planejamento é um dos pontos principais. Pensando nisso, o site Business Insider desenvolveu uma lista com livros voltados para os profissionais que se encontram nessa fase. A lista de livros sobre carreira profissional, vai ajudá-lo a sentir-se mais preparado para iniciar esse grande desafio. Confira!

Livros para início de carreira:

1. Qual a cor do seu paraquedas?

Do autor Richard N. Bolles, é um livro que cobre um pouco de cada coisa. Logo no primeiro capítulo o autor escreve que “no mundo de hoje, quem é contratado não é necessariamente o único que pode fazer o trabalho da melhor forma, mas o que mais sabe sobre como ser contratado". A primeira metade do livro fala sobre como criar um modelo de cv atraente, como melhorar a rede de relacionamentos e habilidades de negociação. Já a segunda metade foca em como encontrar a carreira ideal.

2. Nunca almoce sozinho

Já falamos desse livro de Keith Ferrazzi aqui no blog, em um conteúdo sobre as regras do networking, mas vale repetir. O autor mostra como usar suas relações para alcançar o sucesso. Muito bem relacionado, Ferrazzi dá palestras de como ele início da carreira, usou suas conexões para entrar em Yale para fazer a graduação, em Harvard para cursar um MBA e, mais tarde, para ocupar alguns cargos executivos. O livro é baseado na experiência dele e em pesquisas. O autor defende que o bom networking é a diferença entre as pessoas medianas e as bem-sucedidas.

3. As armas da persuasão

Do autor Robert B. Cialdini, esse é um dos livros sobre carreira profissional mais importantes, e tem como objetivo a ensinar o leitor a fazer as outras pessoas dizerem “sim”. Independentemente do campo de atuação do profissional, todos precisamos saber fazer os outros concordarem com nossas ideias em algum momento. O que Cialdini faz é ensinar a ciência por trás disso, baseado em 35 anos de pesquisas.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Do guru Stephen Covey, o livro reúne os comportamentos de pessoas bem-sucedidas e os compila em sete hábitos que todos deveriam desenvolver. Entre eles, ser proativo, começar as coisas já com o fim em mente e sempre tentar alcançar um acordo ganha-ganha.

5. Fora de Série – Outliers

Escrito pelo jornalista canadense Malcolm Gladwell, o livro procura mostrar que ninguém 'se faz sozinho'. A ideia do autor é explicar como algumas pessoas atingem os níveis mais altos de sucesso no esporte, no meio acadêmico e outras áreas. Para isso, segundo ele, é preciso olhar para o “background” de cada um, o que inclui cultura, família, geração e experiências individuais de desenvolvimento.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita em seu home office.

ENVIE SEU CURRÍCULO