Ler e-mails durante reuniões é prática comum entre os brasileiros

Um olho no peixe, outro no gato – ou seria um no smartphone e outro na reunião? Ler e responder emails, pessoais ou profissionais, durante reuniões de trabalho é uma prática “muito comum” entre os colaboradores no Brasil. Essa é a percepção de 57% dos 100 diretores de RH do País entrevistados pela Robert Half. De acordo com o estudo, o Brasil lidera o ranking desse hábito, à frente do Chile e do Reino Unido, onde o comportamento é observado por 42% e 30% dos gestores, respectivamente.

Fernando Mantovani, diretor da Robert Half, chama atenção para esse tipo de postura. “Ainda que seja comum, é uma atitude muito deselegante com os participantes da reunião. O desvio de atenção ainda pode comprometer a compreensão de algum dado relevante da reunião”, explica. A pesquisa da Robert Half aponta ainda que 45% dos gestores brasileiros aceitam a prática apenas em casos de mensagens urgentes, 30% acreditam ser aceitável em um momento em que o colaborador não esteja envolvido com o tópico da pauta do encontro e 13% aconselham que o funcionário se retire da sala no momento da consulta.

Na contramão dessas opiniões, 12% dos entrevistados defendem que os dispositivos de acesso a emails devem ser desligados durante as reuniões. “A tecnologia é muito importante para o trabalho, mas, se não utilizada com bom senso, ela pode ser um obstáculo nas relações profissionais”, completa Mantovani.

Tags: Carreira

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