Infeliz com seu emprego? Que tal customizá-lo?

Está infeliz com seu trabalho? Você está longe de ser o único com esse tipo de pensamento. Levantamento feito nos Estados Unidos mostra que 74% dos trabalhadores daquele país se sentem assim e, por isso, gostariam de deixar seus empregos. No Brasil, pesquisas recentes apontam para números semelhantes a esse. Em alguns casos, a solução é mesmo trocar de emprego, mas nem sempre essa é a melhor saída. Antes de tomar essa decisão, pode valer a pena conversar com seu chefe e pedir algumas mudanças que podem tornar seu trabalho mais agradável.

Denise Rousseau, professora de comportamento organizacional da Universidade Carnegie Mellon, estudou o assunto e concluiu que customizar o trabalho pode, sim, fazer das pessoas trabalhadores mais saudáveis. E você pode até ficar surpreso, mas essa customização tem sido uma tendência crescente nos escritórios ao redor do mundo, segundo ela. Por quê? Funcionários mais felizes são mais fiéis. Simples assim. Quer tentar customizar o seu emprego? Veja as negociações mais comuns entre funcionários e gestores levantadas por Denise em seu estudo.

1. Abraçar mais responsabilidades
Aqui, a professora se refere às atividades do dia a dia. Ela cita um exemplo. Se você quer desenvolver suas habilidades ao lidar com outras culturas, negocie levar mais projetos internacionais para a sua rotina de trabalho.

2. Conseguir um horário flexível
Para muitos funcionários, principalmente aqueles com crianças pequenas ou que moram muito longe do trabalho, fazer um horário alternativo para driblar o trânsito ou trabalhar de casa são uma vantagem e tanto. Como argumento, vale a conclusão de Denise com seu estudo: entre os profissionais pesquisados, aqueles com jornada flexível ou opção de fazer home office se disseram menos estressados em relação ao trabalho.

3. Desenvolver mais habilidades
Para muitos, nada mais motivador que aprender e ganhar novas competências profissionais com cursos, treinamentos ou tarefas desafiadoras. Vale lembrar que funcionários que encontram essas oportunidades em uma empresa são mais comprometidos com a companhia e acabam trabalhando mais horas.  

Tags: Carreira

Compartilhar essa página