Guia Salarial 2016: tendências de contratações e salários

Novo Guia Salarial 2017:
Pesquisa Salarial

Salários e bônus tendem a ficar estáveis no ano que vem. Esta é uma das conclusões do Guia Salarial 2016, guia com remunerações e tendências de contratação em oito setores produzido pela Robert Half. Diante disso, o foco principal de uma mudança de emprego não deve ser, necessariamente, financeiro. Vale levar em conta a perspectiva de crescimento, novas responsabilidades e o salário não financeiro, como a possibilidade de ter um horário flexível, trabalhar remotamente ou mais perto de casa e estar rodeado de pessoas legais, que têm mais a ver com você.

De qualquer forma, a boa notícia é que o mercado de trabalho não ficará parado no ano que vem e haverá, sim, oportunidades interessantes para se desenvolver profissionalmente.

Alguns setores, como o agronegócio, a indústria farmacêutica, o setor de energia renovável e o mercado financeiro seguirão contratando profissionais qualificados.

Os engenheiros, por sua vez, continuarão encontrando boas oportunidades, principalmente na área de supply chain, enquanto que advogados com foco em contencioso tributário, cível ou trabalhista também têm boas perspectivas.

A área comercial está em alta, já que é vista como uma porta para trazer retorno para as empresas no curto prazo. E, com isso, bons profissionais de vendas acabam sendo demandados.

Mas um fato importante é que as empresas estão cada vez mais exigentes em suas contratações. Não por menos: 90% dos diretores de recursos humanos do Brasil já recrutaram colaboradores que não atenderam às suas expectativas. A consequência disso é perda de produtividade, baixa no moral dos demais funcionários da equipe e gastos extras com demissões e novas contratações. Algo que ninguém quer, principalmente em um momento de incerteza econômica.

Nesse cenário, quem já está no mercado não pode parar no tempo. Capacitação e atualização são fundamentais para manter o passe valorizado. Além disso, desenvolver as chamadas “soft skills” - boa comunicação, flexibilidade e disposição para ir além da sua função - aumenta as chances de qualquer profissional no mercado atual.

A Robert Half já divulgou o novo Guia de Pesquisa Salarial 2017

Tags: Salário

Compartilhar essa página