Você valoriza seus colaboradores?

Por Robert Half 13 de março de 2020

Reconhecer os colaboradores por um excelente trabalho não é apenas um gesto agradável: aumenta o moral da equipe, a produtividade e ajuda a manter os melhores talentos. Mas, reconhecer aqueles que fazem a diferença, muitas vezes se torna uma tarefa do tipo "depois eu vejo isso" para os gerentes ocupados.

Muitos esperam demais para que os elogios tenham o impacto desejado, erram na hora de combinar os elogios com a conquista ou esquecem completamente dos agradecimentos.

Se ultimamente você está hesitando em recompensar os integrantes da equipe que trabalham duro por um esforço excepcional, tome medidas agora. Você não vai querer correr o risco de perder seus melhores funcionários para a concorrência por eles não se sentirem valorizados, vai?

A seguir, apresentamos três formas de mostrar aos profissionais talentosos que você aprecia sua contribuição:

1. Elogie oportunamente e incentive outras pessoas a fazê-lo também

Seja rápido em reconhecer as conquistas dos funcionários. Muitas vezes, uma nota de agradecimento verbal ou escrita por você pode ajudar bastante para que um integrante da equipe se sinta valorizado. No entanto, os elogios não devem vir apenas da chefia.

O elogio dos colegas costuma ser tão significativo quanto um reconhecimento de um gerente; portanto, não deixe de promover uma cultura que incentive os colegas a se elogiarem abertamente por um trabalho bem feito.

Os elogios que você oferece dependem da ocasião. Algumas sugestões que você pode considerar incluem elogiar um indivíduo ou uma equipe de projeto inteira durante uma reunião, destacar suas conquistas em um artigo na intranet ou boletim informativo da empresa ou recompensá-los com um dia de folga pago ou um presente especial, como um almoço ou entradas para o cinema.

2. Recompense seus melhores funcionários

Promover profissionais de alto desempenho para o próximo nível sempre foi uma forma prática de recompensar os melhores talentos. Porém, na economia atual, as oportunidades de promoção podem ser escassas para as empresas que tiveram que reduzir seu pessoal e que ainda operam com orçamentos menores.

Se você não tiver a capacidade imediata de promover funcionários que tenham merecimentos, invista no crescimento contínuo deles através de capacitações relevantes. Você também pode manter a equipe engajada ampliando o alcance da sua responsabilidade ou designando a ela projetos desafiadores.

Discuta primeiro essas oportunidades com eles e descubra se existem outras áreas de desenvolvimento da preferência deles.

3. Não exagere: elogie com seriedade

Embora não existam alternativas para agradecer regularmente aos funcionários pelo trabalho duro e suas conquistas, tome cuidado para não exagerar.

Evite elogiar os integrantes da equipe simplesmente pelo cumprimento dos requisitos básicos do seu trabalho e reserve os elogios para situações onde o desempenho seja realmente extraordinário.

Na medida do possível, relacione o reconhecimento dos colaboradores à obtenção de resultados comerciais específicos.

Não devemos ignorar a valorização dos funcionários

Uma cultura que reconhece e recompensa o alto desempenho é um aspecto essencial das empresas com maior sucesso.

Seus profissionais mais valiosos precisam saber que fazem a diferença e que a empresa tem um desempenho melhor porque eles fazem parte da equipe.

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.

 

QUER TRABALHAR COM A GENTE?

Se você deseja fazer parte de uma empresa que está mudando a forma como é feito o recrutamento na América Latina, junte-se a nós!

More From the Blog...