Grandes currículos nem sempre fazem grandes funcionários. Todos nós já trabalhamos com pessoas com excelentes credenciais, mas que, no trato pessoal, se mostravam ser o que comumente chamamos de “laranja podre”.

Por outro lado, há um conjunto de características que os melhores funcionários tendem a compartilhar – e que vão além das habilidades técnicas. Fora as qualidades mais comuns – e até básicas - como inteligente ou confiável, existem aquelas mais sutis, mas que fazem a diferença e tendem a agregar muito ao grupo.

Avaliar as características comportamentais dos candidatos pode tomar mais tempo na hora da contratação, mas certamente o resultado será recompensador, tanto para você como para a equipe. Confira quatro características que devem estar no seu radar na hora das entrevistas:

1. Uma atitude Do it yourself

Micro gerenciamento é exaustivo para todas as partes envolvidas. Os funcionários hoje são cada vez mais independentes e responsáveis por suas tarefas e espera-se que eles as cumpram da melhor maneira possível - seja de casa, do escritório ou de uma cafeteria.

A proatividade e a capacidade de trabalhar de maneira autônoma são traços chave de grandes funcionários. Não é divertido observar cada passo de um funcionário porque você não confia neles para fazer o trabalho. E que alívio é poder delegar um projeto sabendo que ele será bem feito e entregue no prazo estipulado.

2. Um ego do tamanho certo

Profissionais arrogantes e temperamentais tornam a vida da equipe muito difícil. Suas atitudes inconvenientes e a falta de trato com pessoas tendem a ofuscar seu brilhante conhecimento. Além de conflitos de personalidade, eles tendem a negligenciar as tarefas mais operacionais que, apesar de menos glamorosas, são vitais para o bom funcionamento da equipe. Por outro lado, trabalhadores sem ambição e inseguros também não agregam, pois tendem a se esquivar dos desafios e ficam estressados ​​rapidamente.

O colaborador ideal é aquele que possui confiança suficiente para tentar coisas novas, mas também humildade para admitir seus limites, fazer perguntas e buscar a ajuda se necessário. Um ego do tamanho certo é uma característica de grandes e bons funcionários.

3. Um senso de humor na medida certa

O trabalho não é um local para risadas e diversão. Ou é? Alegria e produtividade não são opostos e, sim, se reforçam mutuamente. E um senso de humor é outro traço comum dos bons funcionários.

O humor é contagioso e, quando uma equipe ri mais, é mais feliz e trabalha melhor. Emoções positivas realmente abrem partes do cérebro que impulsionam a empatia, a inovação e a paixão necessária para superar as dificuldades e aprender novas habilidades.

Grandes funcionários sabem, no entanto, que o humor pode ser uma espada de dois gumes. Eles conhecem a diferença entre ser engraçado e ser inconveniente, e sabem seus limites.

4. Diplomacia construtiva

Os melhores funcionários são capazes de impor sua opinião de uma maneira construtiva e sem ofender. Eles não se escondem diante de problemas e assumem responsabilidades.

Eles falam sobre tudo, são questionadores, mas de forma a atender todas as partes, seja com um chefe, um colega ou outras pessoas da equipe.

Para chefes mais inseguros, tais funcionários podem parecer ameaça. No entanto, para aqueles líderes dispostos a ouvir e aprender, esses funcionários são extremamente valiosos. São confiáveis para conduzir melhores resultados de equipe e podem, muitas vezes, identificar pequenos problemas e sugerir recomendações antes que eles se tornem maiores.

É possível, claro, incentivar essas características dentro da equipe, mas contratar pessoas já com esse perfil torna o trabalho muito mais fácil. E, como sugerido nas quatro características acima, além de trabalharem bem, esses colaboradores influenciam diretamente o restante da equipe, melhorando o ambiente, o trabalho e, consequentemente, os resultados.

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