O mercado tem exigido das empresas a adoção de soluções cada vez mais inteligentes para se manterem competitivas. Nesse cenário, contratações mais dinâmicas, ágeis e menos onerosas são uma forte aliada das organizações.

Ao longo desta leitura vamos falar mais sobre as possibilidades das empresas quando o assunto é mão de obra especializada. Você sabia que existem diferentes maneiras de atender às necessidades da empresa, de forma mais ágil, sem precisar aumentar o quadro de colaboradores? Acompanhe para saber mais!

A nova tendência para as contratações

A flexibilização ajuda tanto os profissionais, que passam a ter mais acesso a oportunidades de emprego, quanto as empresas, que podem contratar com menos custos e ainda contar com uma mão de obra altamente qualificada. Nesse contexto, a terceirização ou a contratação temporária de profissionais especializados são soluções eficazes para que o seu negócio possa contar com profissionais altamente capacitados.

Conheça as alternativas de contratação especializada que estão à disposição da sua empresa e os termos mais utilizados para saber o que tem à disposição.

Temporário

contratação temporária é aquela que ocorre quando um profissional é contratado por uma empresa de trabalho temporário e ela coloca a mão de obra ao dispor de uma companhia contratante. Esse tipo de contratação pode acontecer para substituir uma funcionária de licença maternidade, afastados por motivo de saúde, entre outros.

Assim, essa mão de obra atua para atender a uma demanda complementar de serviço. Vale lembrar de que a motivação da contratação deve ser registrada no contrato de trabalho temporário.

Outro ponto importante é que a empresa contratante deve obedecer ao contrato de trabalho com a finalidade da contratação. Ou seja, não pode utilizar os temporários para trabalhos diferentes daquelas descritos no contrato. O trabalhador temporário tem todos os direitos trabalhistas preservados por lei, como férias, 13o salário e FGTS, e os mesmos devem ser pagos a ele diretamente pela empresa que oferece o serviço de contrato temporário.

Terceirizado

Na contratação terceirizada, assim como no contrato temporário, o empregado tem todos os seus direitos garantidos pela CLT, ou seja, férias, 13° salário, INSS pago, entre outros. Contudo, para esse tipo de trabalho estar dentro da legislação, ele precisa ter um vínculo empregatício com a companhia que oferta o serviço de terceirização.

Assim, o funcionário terceirizado tem vínculo empregatício com uma empresa de prestação de serviço, mas atua dentro de outra organização para a contratante, tomadora do serviço específico.

Questões contratuais do terceirizado

A empresa prestadora pode contratar ou subcontratar uma outra organização ou profissional para realizar os serviços na empresa contratante. Para tanto, a sua empresa, para se resguardar, deve assinar um contrato para cada empregado. Esse contrato é firmado entre as partes (empresa terceirizada e empresa contratante) e ficará disponível na companhia contratante.

Pontos de melhoria com a terceirização:

  • Otimização dos processos relacionados a recrutamento e folha de pagamento
  • Foco no problema com planejamento da entrego do projeto
  • Opção de contratação do recurso ao final do projeto

Staff loan

Essa prática pode ser traduzida como “empréstimo de mão de obra”. Essa solução de contratação de pessoal é ideal para organizações que precisam de agilidade e estratégias rápidas para otimizar as suas entregas. As principais demandas de contratações de staff loan estão identificadas em finanças, contabilidades, fiscal, tecnologia e recursos humanos.

staff loan teve início nas grandes companhias, mas acabou sendo usado por organizações menores, por ser uma solução bastante prática para empresas que necessitam de profissionais qualificados, de forma ágil e por determinado período. Portanto, nessa modalidade de contratação, em vez de empresas terem de recrutar um novo funcionário ou equipe, elas fazem um empréstimo desse recurso.

Isso confere às organizações processos mais corretos e precisos, visto que essa é uma opção de mão de obra capacitada para atender a demandas específicas. Esse tipo de contratação pode ser feito por consultorias especializadas nesta modalidade.

É importante que a equipe de staff loan seja gerida por profissionais que tenham habilidades para acompanhar as ações dos profissionais. Ou seja, que conheçam os processos e o mercado da organização contratante, a função que vão exercer, as aptidões desejadas e o perfil dos temporários.

Assim como no caso dos colaboradores temporários e terceirizados, o profissional staff loan pode ser utilizado para:

  • apoio para o deslocamento de funções;
  • em momentos em que a companhia tem a necessidade de criar áreas ou contratar pessoas de forma rápida;
  • em transições de cargos;
  • em momentos em que a organização passa por reestruturação, como no caso de fusões e aquisições.

Gostou de algum desses tipos de contratação? Veja a seguir as vantagens para a sua empresa!

As vantagens de investir em novos modelos de contratação

Os novos modelos de contratação trazem importantes diferenciais para a performance da equipe, podendo se transformar em importantes diferenciais competitivos para a organização. Acompanhe!

Foco no core business

Ao contar com a ajuda de especialistas para áreas como TI, Recursos Humanos, contabilidade, entre outras, você delega para os especialistas a responsabilidade de resolver questões que estão fora da atividade-fim da empresa. Com isso, a empresa pode se dedicar com mais afinco às atividades que efetivamente trazem retorno.

Maior oportunidade para contar com especialistas

Essa é a maior vantagem de contar com profissionais por projetos, pois você contrata pessoas altamente capacitadas para as funções que precisa. Logo, garante uma ótima entrega para a organização, o que também pode se tornar um importante diferencial competitivo.

Redução de custos na Folha de Pagamento

Ao contar com profissionais temporários ou terceiros, você não impacta na sua folha de pagamento e conta com eles apenas nos momentos necessários. Ou seja, não é preciso estender a participação deles mais do que o necessário para que possam entregar os serviços propostos.

Maior produtividade com o serviço especializado

Ao buscar profissionais especializados, você aumenta a produtividade da sua empresa, gerando mais lucros para o negócio. Além disso, a entrega do serviço é garantida por profissionais especializados e bem preparados para as funções as quais foram contratados.

Simplificação da gestão

Ao contar com uma empresa que ofereça mão de obra terceirizada e especializada, você não precisa se preocupar com a burocracia (e os custos), como abertura de processo seletivo, gestão de folha de pagamento e rescisões. Basta sua empresa emitir a Nota Fiscal de Serviços e a terceirizada realiza as ordens de pagamento.

Flexibilidade estrutural

Com essas soluções, você pode contar com profissionais que venham a agregar ao seu negócio de forma positiva, elevando o desempenho da equipe e da própria organização. Entretanto, não é só isso. O desenvolvimento de seus projetos passa a ser mais efetivo e há um ganho na flexibilidade do negócio. Isso acontece porque existe uma maior integração entre as equipes de especialistas e a que já atua na empresa.

Como vimos ao longo deste conteúdo, a terceirização ou empréstimo de mão de obra especializada já é uma realidade nas empresas e vem para conferir mais agilidade aos processos e economia de custos, fatores essenciais para o sucesso do negócio.

Se você gostou deste artigo, entre em contato para saber como podemos ajudar!