Você perdeu um funcionário e decidiu dividir suas atividades entre o restante da equipe até que consiga contratar alguém para a posição que ficou em aberto. Cuidado, no entanto, para não alongar demais essa tarefa. Posições em aberto dentro de uma empresa podem ter um efeito bem mais negativo sobre a produtividade e a motivação de equipe do que inicialmente se pensava. Sem contar que, um longo processo de recrutamento e seleção pode significar a perda de candidatos ideais que, no contexto atual de escassez de competências e da disputa por talentos, pode ser uma perda decepcionante e comercialmente prejudicial.

ENVIE SUA VAGA

Os candidatos também são avaliadores, não apenas avaliados

Um longo processo de recrutamento e seleção pode resultar na perda do interesse por parte de muitos candidatos. Isso pode ter um impacto mais amplo na reputação e, sobretudo, na marca do empregador. Processos de recrutamento estão se tornando cada vez mais transparentes através das mídias sociais e em sites de avaliação. Portanto, os candidatos que tiverem uma experiência negativa podem avaliar ou compartilhar on-line as suas experiências com seus contatos. Como os candidatos de hoje podem ser clientes potenciais no futuro, essas más experiências também poderão representar outros custos residuais para o negócio!

De acordo com o relatório de Harvard Business, uma reputação empresarial ruim pode custar, pelo menos, 10% a mais por contratação. Essa foi a porcentagem média necessária para convencer um candidato a aceitar a oferta de uma organização cuja reputação eles acreditavam ser ruim.

Uma experiência ruim também pode ter um impacto direto na receita. Como o especialista em recursos humanos, David Green, compartilha, a Virgin Media, no Reino Unido, percebeu que experiências negativas no processo de recrutamento fizeram que os candidatos também desistissem de ser clientes das marcas – e na perda de €7,7 milhões em receita. Portanto, ao direcionar e melhorar a experiência do candidato, havia uma relação direta e imediata com benefícios financeiros tangíveis do negócio.

Dentro de casa

O impacto sobre os funcionários e a gestão também devem ser considerados como um potencial "custo" para o negócio. Posições não preenchidas têm um impacto sobre o moral dos funcionários. Os funcionários só podem sustentar cargas de trabalho pesadas por um determinado período de tempo antes que elas comecem a afetar o seu envolvimento e sua felicidade no local de trabalho. É importante lembrar que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais. Há tempos existe essa percepção, que foi confirmada por um estudo da Robert Half em parceria com a Happiness Works.

BAIXAR ESTUDO

Contratar rápido VS encontrar o candidato correto

Acelerar o processo de contratação não significa, no entanto, contratar qualquer pessoa, sem nenhum crivo. É importante que haja um equilíbrio entre a pressa e a necessidade de escolha do candidato correto. Processos seletivos fracos podem não apenas criar problemas para o resto da equipe, como também podem elevar os custos em recrutamento, conforme mais pessoas decidem sair. Por exemplo, a Harvard Business Review afirmou recentemente que "80% da rotatividade de funcionários é devida às más decisões de contratação”. Enquanto isso, a Sociedade de Gestão de Recursos Humanos estima que ela pode custar às organizações até cinco vezes o salário da má contratação, quando se considera a perda de tempo e o impacto ruim sobre clientes e colegas.

É neste ponto que um equilíbrio meticuloso deve ser atingido. Buscar o candidato certo compensará em longo prazo, já que os funcionários são o motor de crescimento da empresa. Mas uma coisa será um diferencial importante na atual disputa por talentos: encontrar uma forma de garantir uma busca minuciosa e de qualidade, enquanto se conduz a eficiência necessária para manter-se competitivo e produtivo.

As empresas que conseguirem atingir este ponto serão promissoras, posicionando-se assim para o crescimento potencial e para as oportunidades que surgirão.

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.