Recrutamento e seleção de pessoas, dicas para encontrar os melhores profissionais

Por Robert Half 11 de outubro 2016

Em tempos de maior oferta de mão de obra no mercado de trabalho, pode-se ter a ilusão de que é mais fácil contratar. Entretanto, os especialistas em recrutamento e seleção de pessoas sabem que encontrar o profissional qualificado ainda é uma dor de cabeça, segundo apurou uma pesquisa da Robert Half com 100 líderes de RH brasileiros.

10 dicas para contratação de talentos

A disputa por profissionais de alta performance continuará acirrada. Por isso, um processo de recrutamento e seleção bem estruturado será determinante para o sucesso dessa empreitada. Pensando nisso, preparamos um checklist com 10 dicas para contratação de talentos, com a otimização de seus esforços e uma busca mais efetiva.

1. Defina o modelo de contratação

No processo de recrutamento e seleção de pessoas, é fundamental entender qual o modelo de contratação é mais adequado para a necessidade em questão. Nem todas as posições demandam um profissional com dedicação exclusiva em tempo integral ou ainda, uma contratação para trabalhos temporários pode ser mais indica quando o projeto tem data para terminar.

2. Job description

Enumere todas as atividades que esse novo profissional irá desempenhar dentro da empresa, para quem ele irá responder e quais serão as habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários para desempenhar bem a função. Este alinhamento é muito importante pois influencia diretamente na retenção a longo prazo. Por exemplo, exigir inglês fluente para uma posição que não utilizará o idioma frequentemente poderá frustrar o profissional.

3. Defina uma política de remuneração competitiva

Apesar do mercado apresentar uma estabilidade em termos salariais, é preciso uma proposta de salário justa compatível com a posição e senioridade do cargo. Para isso, consulte a tabela de salários do Guia Salarial da Robert Half para entender a expectativa do mercado.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

4. Otimize as etapas do processo seletivo

Se o processo de recrutamento e seleção de pessoas for muito longo, você pode perder um bom candidato para a concorrência. Dessa forma, otimize as entrevistas pessoais convidando mais de um entrevistador por etapa. Entrevistas por Skype também são muito utilizadas para evitar deslocamentos desnecessários e economiza tempo de todos os envolvidos.

5. Cheque as referências profissionais

Conversar com pessoas que já trabalharam com o candidato é essencial. Nesse contato, além de ampliar o networking você poderá confirmar as informações passadas pelo futuro funcionário e aprofundar detalhes que não tenham ficado claro nas entrevistas.

6. Estabeleça critérios de recrutamento

Tenha clareza dos critérios para aprovação e reprovação de um candidato durante o processo seletivo. Eles também serão cruciais para a tomada de decisão final.

7. Consultoria de recrutamento especializado

Para ter certeza de que realizou a melhor escolha, uma das grandes dicas para contratação é recorrer à uma consultoria de recrutamento especializado. Esses profissionais têm um vasto banco de dados e acesso a candidatos que geralmente não estão disponíveis no mercado.

8. Agilize o processo seletivo

Não demore para fazer a oferta final. Um bom profissional é disputado pelo mercado e seu concorrente pode ser mais veloz que você.

9. Trabalhe na integração do novo funcionário na empresa

Feita a sua escolha, oriente corretamente sobre de que maneira o profissional deve se desligar da atual empresa, caso esteja trabalhando.

10. Defina a data de início

Por fim, acorde com o profissional uma data de início, que não o deixe esperando demais ou o permita aceitar uma contraproposta.

More From the Blog...