Recrutamento e seleção de pessoas, dicas para encontrar os melhores profissionais

Por Robert Half 11 de outubro de 2016

Em tempos de maior oferta de mão de obra no mercado de trabalho, pode-se ter a ilusão de que é mais fácil contratar. Entretanto, os especialistas em recrutamento e seleção de pessoas sabem que encontrar o profissional qualificado ainda é uma dor de cabeça, segundo apurou uma pesquisa da Robert Half com 100 líderes de RH brasileiros.

10 dicas para contratação de talentos

A disputa por profissionais de alta performance continuará acirrada. Por isso, um processo de recrutamento e seleção bem estruturado será determinante para o sucesso dessa empreitada. Pensando nisso, preparamos um checklist com 10 dicas para contratação de talentos, com a otimização de seus esforços e uma busca mais efetiva.

1. Defina o modelo de contratação

No processo de recrutamento e seleção de pessoas, é fundamental entender qual o modelo de contratação é mais adequado para a necessidade em questão. Nem todas as posições demandam um profissional com dedicação exclusiva em tempo integral ou ainda, uma contratação para trabalhos temporários pode ser mais indica quando o projeto tem data para terminar.

2. Job description

Enumere todas as atividades que esse novo profissional irá desempenhar dentro da empresa, para quem ele irá responder e quais serão as habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários para desempenhar bem a função. Este alinhamento é muito importante pois influencia diretamente na retenção a longo prazo. Por exemplo, exigir inglês fluente para uma posição que não utilizará o idioma frequentemente poderá frustrar o profissional.

3. Defina uma política de remuneração competitiva

Apesar do mercado apresentar uma estabilidade em termos salariais, é preciso uma proposta de salário justa compatível com a posição e senioridade do cargo. Para isso, consulte a tabela de salários do Guia Salarial da Robert Half para entender a expectativa do mercado.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

4. Otimize as etapas do processo seletivo

Se o processo de recrutamento e seleção de pessoas for muito longo, você pode perder um bom candidato para a concorrência. Dessa forma, otimize as entrevistas pessoais convidando mais de um entrevistador por etapa. Entrevistas por Skype também são muito utilizadas para evitar deslocamentos desnecessários e economiza tempo de todos os envolvidos.

5. Cheque as referências profissionais

Conversar com pessoas que já trabalharam com o candidato é essencial. Nesse contato, além de ampliar o networking você poderá confirmar as informações passadas pelo futuro funcionário e aprofundar detalhes que não tenham ficado claro nas entrevistas.

6. Estabeleça critérios de recrutamento

Tenha clareza dos critérios para aprovação e reprovação de um candidato durante o processo seletivo. Eles também serão cruciais para a tomada de decisão final.

7. Consultoria de recrutamento especializado

Para ter certeza de que realizou a melhor escolha, uma das grandes dicas para contratação é recorrer à uma consultoria de recrutamento especializado. Esses profissionais têm um vasto banco de dados e acesso a candidatos que geralmente não estão disponíveis no mercado.

8. Agilize o processo seletivo

Não demore para fazer a oferta final. Um bom profissional é disputado pelo mercado e seu concorrente pode ser mais veloz que você.

9. Trabalhe na integração do novo funcionário na empresa

Feita a sua escolha, oriente corretamente sobre de que maneira o profissional deve se desligar da atual empresa, caso esteja trabalhando.

10. Defina a data de início

Por fim, acorde com o profissional uma data de início, que não o deixe esperando demais ou o permita aceitar uma contraproposta.

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