O que negociar além do salário? Soluções que atraem, motivam e retêm

Por Robert Half on 17 de outubro de 2020

Por Adriana Fonseca

Salários são negociáveis. Todo mundo sabe disso, mas dependendo do momento da empresa, a frase que inicia esse parágrafo pode não ser tão verdadeira assim.

Nessas situações, há outras coisas que podem se tornar o centro da negociação e vão além de salário. Você ja pensou nisso? Abaixo uma lista de como manter a motivação do time quando não é possível oferecer grandes reajustes salariais.

Encorage flexibilidade

Jovens profissionais querem mobilidade e flexibilidade no ambiente de trabalho. Foi-se o tempo da jornada engessada de trabalho que ia das 9h às 18h. O que engaja hoje é jornada flexível, possibilidade de trabalhar a distância, períodos sabáticos e por aí vai. Profissionais que têm flexibilidade não são somente mais felizes, são também mais produtivos.

Repense os benefícios

As relações de trabalho foram diretamente influenciadas pela pandemia da Covid-19, que modificou a percepção de colaboradores em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas em que trabalham ou visam trabalhar. De acordo com pesquisa da Robert Half, realizada entre os dias 20 e 31 de julho com 620 profissionais brasileiros, a maioria dos entrevistados (86%) concorda  que seria interessante que alguns benefícios mudassem daqui para frente. 

Entre os benefícios mais relevantes para os profissionais no pós-pandemia, destaque para: Assistência médica, Vale-refeição, Vale-alimentação, Assistência odontológica, Aportes na previdência privada, Notebook, Auxílio financeiro para montar o home office e Auxílio estudo.

Saiba mais em: Benefícios pós-pandemis: o que pode mudar daqui para frente?

Tendências e outras dicas você encontra, também, no Guia Salarial 2021

Foque no engajamento

Somente 33% dos novos funcionários estão completamente engajados em seus novos empregos. É uma estatística desapontadora, levando-se em conta o esforço de muitas empresas para criar uma boa experiência inicial para seus colaboradores. Investir tempo e dinheiro na estratégia certa pode assegurar dados melhores. Tendências nessa área são softwares colaborativos que impedem os gestores de exercer seu poder e isolar seletivamente os novos funcionários e transformação completa nos processos do dia a dia, como maus hábitos de e-mail.

Atraia e retenha talentos recém-formados

O número impressiona: 77% dos estudantes permanecem no primeiro emprego por menos de um ano. Em um esforço para mudar essa situação, muitas empresas de tecnologia estão criando e implementando programas que nutrem o talento dos estudantes. Algumas dessas organizações oferecem bolsas de estudo de longo prazo que proporcionam aos jovens oportunidades de imersão em vários departamentos da empresa. Já outras organizações criaram programas intensivos de curto prazo que oferecem aos recém-formados uma oportunidade de aprimorar as habilidades de negócio, aprendendo a liderar.

Simplifique o processo de seleção

Cerca de 70% dos trabalhadores dizem ser mais propensos a permanecer em um emprego em uma nova empresa por três anos ou mais quando passam por um processo de seleção favorável. O processo seletivo é o primeiro ponto crucial para retenção de futuros colaboradores. Tornando o processo suave, rápido e livre de sofrimento a empresa passa a mensagem de eficiência e transparência aos seus talentos.

Não esqueça do feedback

Críticas negativas podem matar a motivação dos profissionais mais produtivos. Há hora e local para críticas construtivas, mas cuidado com a forma como esse feedback é dado. Considere rever as avaliações anuais e opte por comunicações mais honestas e diretas. Reuniões consistentes, presenciais e individuais são uma ótima forma de transmitir críticas construtivas, dar feedbacks e aconselhamentos.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

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