
Por Adriana Fonseca
Não é porque você é o chefe que precisa liderar todas as reuniões. Para Paul Axtell, que tem muita experiência em consultoria para eficiência pessoal e corporativa e é autor do livro “Meetings Matter: 8 Powerful Strategies for Remarkable Conversation”, reuniões com mais de oito participantes e que abordam uma variedade de assuntos deveriam ter um rodízio de comando.
Segundo ele, deixar que outros executivos conduzam a reunião traz três grandes benefícios.
1. Desenvolve a equipe
A habilidade de gerenciar conversas é uma competência crucial e, à medida que as pessoas da sua equipe vivenciam isso elas constroem a própria reputação e influência. Liderar reuniões permite que elas exercitem essas habilidades no fluxo normal de trabalho, o que costuma ser mais eficiente do que em um programa de treinamento.
2. Garante que conversas importantes sejam abordadas
Uma facilitação hábil cria um fluxo para a conversa, provoca diferentes pontos de vista e atinge os objetivos da reunião com uma direção clara e um alinhamento para o futuro. Ainda que você tenha forte habilidade para conduzir uma reunião produtiva, é possível que outros façam isso igual ou até melhor que você, especialmente se eles têm pontos fortes únicos que possam levar para a conversa.
3. Permite que você ouça, reflite e foque em suas considerações
Se você não está liderando a reunião, você fica livre para contribuir com observações, sua experiência e perspectivas.
Caso você decida promover um rodízio a partir da próxima reunião, explique a iniciativa ao grupo e tenha em mente que, de toda forma, você é o responsável para que o encontro tenha começo, meio e fim e atinja seus objetivos.
* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Quer receber mais conteúdos como este?
Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.