Job description: como ser efetivo, preciso e atrativo ao anunciar uma vaga

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Você está recrutando para uma posição profissional ou nos primeiros estágios de planejamento para uma nova contratação e querendo saber por onde começar? Para acelerar e tornar o seu processo de recrutamento mais eficiente, é absolutamente necessário tornar a descrição do cargo a mais eficaz possível.

No competitivo mercado de trabalho atual, requisitos profissionais precisos e bem escritos são necessidade absoluta para qualquer gerente de contratação. Isso fará a diferença para atrair candidatos adequados para a vaga e, assim, encontrar o seu próximo talento. No entanto, com as rotinas diárias no ambiente de trabalho, dedicar-se a essa tarefa pode ser um pouco difícil.

Envie sua vaga

Para facilitar a criação, separamos algumas orientações sobre como atrair os melhores talentos com um job description eficaz.

Defina o tipo de contrato: temporário vs. permanente

O primeiro passo para escrever sua descrição de cargo é decidir que tipo de empregado você precisa nesse momento. Você está procurando alguém para se juntar à equipe temporariamente, a fim de sanar demandas sazonais ou pontuais, ou um funcionário para preencher uma posição permanente? Esse é um elemento importante que você precisa decidir antes de escrever o anúncio do emprego.

Outra importante consideração é definir se a posição já ou se o objetivo da contratação é criar uma função para agregar valor à empresa a longo prazo.

Identifique os públicos envolvidos na contratação

O próximo passo é identificar todas as partes internas interessadas que estarão envolvidas no processo de contratação. Geralmente, entre eles encontram-se funcionários responsáveis pela área de RH, gerentes de projeto e os principais membros da equipe que trabalharão diretamente com o novo funcionário. Para evitar um processo de recrutamento lento e prolongado, tente limitar o número de pessoas envolvidas a quatro ou menos — de preferência com dois principais tomadores de decisão.

Defina uma data de início

Além de especificar se a posição é temporária ou permanente, sua descrição de cargo deve especificar quando você deseja que o novo funcionário inicie. Certifique-se de ter considerado todos os cenários possíveis antes de definir uma data de início. Imprevistos podem acontecer e tenha em mente o quão flexível você pode ser com essa data.

Determine requisitos e responsabilidades do trabalho

A identificação de todas as tarefas e responsabilidades essenciais do novo funcionário formará a base da descrição de cargo e o ajudará a reconhecer as habilidades e experiências que você deve procurar nos candidatos. Somente quando esse processo estiver concluído, você poderá começar a refinar seu anúncio de emprego e atrair possíveis matches.

Pontue se a vaga é presencial ou home office

O trabalho remoto nunca teve tanta evidência quanto atualmente. Com a necessidade de isolamento social, muitos trabalhos foram adaptados para o home office na época da pandemia. Por isso, definir se um cargo é presencial ou não se tornou importante no job description.

Descreva as habilidades essenciais para o cargo

Lembre-se de perguntar a si mesmo a questões abaixo.

  • Quais tarefas são mais importantes?
  • Que linhas de relatório existem e para quem?
  • Quais resultados o funcionário deve entregar?
  • Se é um papel gerencial, qual é a extensão de sua autoridade?
  • Determinar habilidades e qualificações essenciais.

Com base nas suas respostas às perguntas acima, a próxima etapa para criar uma descrição de trabalho de qualidade é reunir os principais critérios para a nova função. Tenha cuidado para não confundir qualificações com habilidades técnicas ou soft skills, pois existem diferenças sutis para cada um.

Confira também: Carreira em Y beneficia diferentes perfis

As qualificações estão relacionadas ao que o candidato precisa para fazer o trabalho, como diplomas universitários ou certificações do setor.

Habilidades técnicas se relacionam com o que o candidato pode fazer, por exemplo, capacidade de executar as tarefas em diferentes programas de computador ou pacotes de contabilidade.

As habilidades comportamentais não são tão fáceis de medir ou definir. São como atitudes proativas, flexibilidade ou a habilidade de trabalhar em equipe.

Os critérios de emprego acima se tornarão importantes, essencialmente, se houver vários candidatos disputando pela vaga. Ter um conjunto de requisitos-chave definidos permitirá que você exclua da sua lista muitos daqueles que não se encaixam perfeitamente à função em questão.

Além disso, faça uma distinção entre habilidades “necessárias para ter” e “boas para ter”, já que algumas competências podem ser desenvolvidas por meio do desenvolvimento profissional. Em caso de dúvida, busque conselhos de alguém com experiência em uma função semelhante.

Fale sobre a empresa

Escreva um resumo sobre a sua empresa. Essa é uma forma para os candidatos conhecerem um pouco sobre o local de trabalho, terem uma breve visão sobre a cultura, valores e missão da organização. Se possível, escreva sobre como é trabalhar nesse local e explique a importância de fazer parte dessa equipe para o crescimento pessoal e da empresa.

Essa é outra forma de "vender" a organização e gerar credibilidade. Esse aspecto é importante, pois os candidatos sentem-se atraídos e acolhidos pela empresa.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Escreva o job description

Com todas as etapas anteriores concluídas, o próximo passo é escrever o anúncio de emprego. Em geral, ele deve ser prático, funcional e objetivo.

Essa regra vale para o título também. Escolha com estratégia as principais palavras que vão compor o título da vaga. Ao criar o título, evite nomeações criativas e descoladas, linguagem vaga, usar caixa alta ou fazer perguntas. Geralmente, essas estratégias são usadas para chamar a atenção, mas tem um resultado negativo na atração de candidatos.

Opte por usar palavras-chave que tenha relação com o cargo e, ao mesmo tempo, tenha alcance em resultados de pesquisa.

Na descrição da vaga, seja transparente com as informações. Conteúdos confidenciais exagerados na sua vaga pode diminuir a credibilidade e o interesse dos candidatos. A localização da empresa é um dos principais tópicos para adicionar no job description, por exemplo. Assim, os aspirantes à vaga conseguirão analisar a distância até o local de trabalho.

É importante sempre revisar o conteúdo escrito. Se possível, apresente essa descrição para uma segunda pessoa ler antes de publicá-la. Assim, você consegue fazer as correções necessárias, caso algo não tenha ficado claro ou objetivo.

O job description deve incluir elementos como:

  • o que a posição envolve, qual é o seu objetivo e a qual função e departamento se reporta;
  • as tarefas e responsabilidades mais importantes: listar em ordem de relevância (das mais importantes, as menos);
  • habilidades e características que um bom candidato deve ter para exercer a função – por exemplo: organizado, adequado para liderar uma equipe ou capaz de trabalhar de forma independente;
  • outros requisitos exigidos e nível desejado de formação.

Não se esqueça de que seu anúncio de emprego não é usado apenas para atrair o melhor candidato, mas também é uma chance de informar ao mercado e aos seus funcionários os benefícios de trabalhar na sua empresa. Forneça alguns pontos diferenciais da empresa e da posição em aberto, para que seu anúncio seja ainda mais relevante em meio à multidão.

Leia também: Futuro do trabalho

O processo para a escolha e contratação de um novo profissional pode ser complexo para uma empresa. Assim como, otimizar os processos de recrutamento e seleção. No entanto, com as estratégias certas e uma job description bem escrita, a sua organização pode captar os melhores candidatos para a vaga.

Este artigo te ajudou? Então, compartilhe o infográfico abaixo para que ele alcance ainda mais pessoas e leia mais sobre as soluções da Robert Half para Equipes Remotas!

Job description

____________________________________________________

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.