Job description: como ser efetivo, preciso e atrativo ao anunciar uma vaga

Por Robert Half 28 de maio de 2018

Você está recrutando para uma posição profissional ou nos primeiros estágios de planejamento para uma nova contratação e querendo saber por onde começar? Para acelerar e tornar o seu processo de recrutamento mais eficiente, é absolutamente necessário tornar a descrição do cargo a mais eficaz possível.

No competitivo mercado de trabalho atual, requisitos profissionais precisos e bem escritos são necessidade absoluta para qualquer gerente de contratação. Isso fará a diferença para atrair apenas candidatos adequados e encontrar o seu próximo talento.

Aqui estão algumas orientações sobre como atrair os melhores talentos com um job description eficaz.

Contrato Temporário vs. Permanente

O primeiro passo para escrever sua descrição de cargo é decidir que tipo de empregado você precisa neste momento. Você está procurando alguém para se juntar à equipe temporariamente, a fim de sanar demandas sazonais ou pontuais, ou um funcionário para preencher uma posição permanente? Esse é um elemento importante que você precisa decidir antes de escrever o anúncio do emprego.

Outra importante consideração é definir se a posição já ou se o objetivo da contratação é criar uma função para agregar valor à empresa em longo prazo.

Identifique os públicos envolvidos na contratação

O próximo passo é identificar todas as partes internas interessadas que estarão envolvidas no processo de contratação. Geralmente, dentre eles encontram-se funcionários responsáveis pela área de RH, gerentes de projeto e os principais membros da equipe que trabalharão diretamente com o novo funcionário. Para evitar um processo de recrutamento lento e prolongado, tente limitar o número de pessoas envolvidas a quatro ou menos - de preferência com dois principais tomadores de decisão.

Defina uma data de início

Além de especificar se a posição é temporária ou permanente, sua descrição de cargo deve especificar quando você deseja que o novo funcionário inicie. Certifique-se de ter considerado todos os cenários possíveis antes de definir uma data de início. Imprevistos podem acontecer e tenha em mente o quão flexível você pode ser com essa data.

Definir requisitos e responsabilidades do trabalho

A identificação de todas as tarefas e responsabilidades essenciais do novo funcionário formará a base da descrição de cargo e o ajudará a reconhecer as habilidades e experiências que você deve procurar nos candidatos. Somente quando esse processo estiver concluído, você poderá começar a refinar seu anúncio de emprego e atrair possíveis matchs.

Lembre-se de perguntar a si mesmo:

  • Quais tarefas são mais importantes?

  • Que linhas de relatório existem e para quem?

  • Quais resultados o funcionário deve entregar?

  • Se é um papel gerencial, qual é a extensão de sua autoridade?

  • Determinar habilidades e qualificações essenciais.

Com base nas suas respostas às perguntas acima, a próxima etapa para criar uma descrição de trabalho de qualidade é reunir os principais critérios para a nova função. Tenha cuidado para não confundir qualificações com habilidades técnicas ou soft skills, pois existem diferenças sutis para cada um.

As qualificações estão relacionadas ao que o candidato precisa para fazer o trabalho, como diplomas universitários ou certificações do setor.

Habilidades técnicas se relacionam com o que o candidato pode fazer, como, por exemplo, capacidade de executar as tarefas em diferentes programas de computador ou pacotes de contabilidade.

As habilidades comportamentais não são tão fáceis de medir ou definir. São como atitudes proativas, flexibilidade ou a habilidade de trabalhar em equipe.

Os critérios de emprego acima se tornarão importantes, essencialmente, se houver vários candidatos disputando pela vaga. Ter um conjunto de requisitos-chave definidos permitirá que você exclua da sua lista muitos daqueles que não se encaixam perfeitamente à função em questão.

Além disso, faça uma distinção entre habilidades “necessárias para ter” e “boas para ter”, já que algumas competências podem ser desenvolvidas através do desenvolvimento profissional. Em caso de dúvida, busque conselhos de alguém com experiência em uma função semelhante.

Escrevendo a descrição do trabalho

Com todas as etapas anteriores concluídas, o próximo passo é escrever o anúncio de emprego. Em geral, ele deve ser prático, funcional e objetivo.

O job description deve incluir elementos como:

  • O que a posição envolve, qual é o seu objetivo e a qual função e departamento se reporta

  • As tarefas e responsabilidades mais importantes: listar em ordem de relevância (das mais importante as menos)

  • Habilidades e características que um bom candidato deve ter para exercer a função – como por exemplo: organizado, adequado para liderar uma equipe ou capaz de trabalhar de forma independente.

  • Outros requisitos exigidos e nível desejado de formação.

Não se esqueça de que seu anúncio de emprego não é usado apenas para atrair o melhor candidato, mas também é uma chance de informar ao mercado e aos seus funcionários os benefícios de trabalhar na sua empresa. Forneça alguns pontos diferenciais da empresa e da posição em aberto, para que seu anúncio seja ainda mais relevante em meio à multidão.

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.

More From the Blog...

O ano vai mudar, e você?

O ano de 2019 está aí. Você já fez sua lista de metas para este período que está por vir? Aqui vão 7 sugestões para que em 2019 você assuma as rédeas da...

Saiba mais