Uma vez que finalizado o processo de entrevistas e feita uma breve lista dos melhores candidatos, é hora de tomar uma decisão final de contratação. Acelerar essa etapa pode ajudá-lo a evitar um processo lento de contratação e garantir os melhores talentos.

Escolher o candidato certo para uma vaga pode não ser tão simples quanto você pensa - mesmo que ele pareça satisfazer todos os seus critérios essenciais de contratação. Certifique-se de seguir estas diretrizes básicas quando estiver nos estágios finais de tomar uma decisão de contratação para garantir a melhor pessoa para o trabalho.

Aplique critérios objetivos para a contratação

Ao avaliar os principais candidatos, pode ser tentador escolher alguém com base em um atributo positivo que tenha se destacado particularmente para você. Isso pode ser uma receita para o problema mais tarde. Certifique-se de que o processo de contratação segue um campo de atuação nivelado, no qual cada candidato é julgado de acordo com critérios de seleção idênticos.

Para garantir que sua decisão final seja a mais objetiva possível, verifique seus critérios de contratação novamente para se certificar de que sua melhor escolha possui os requisitos necessários para a função. Fique atento a:

  • Quanta experiência o candidato já tem e como ela pode ser útil para a vaga em questão?

  • Quais habilidades avançadas relevantes ele pode trazer?

  • Quanto treinamento ele precisará?

  • Com que rapidez ele poderá trabalhar sem supervisão?

  • Quão rápido progrediu através de papéis e responsabilidades anteriores?

  • Foi capaz de fornecer evidências quantitativas de realizações de carreira no passado?

  • Quão recentes foram essas conquistas?

Você também vai querer classificar todos os seus candidatos pré-selecionados com base em quão bem eles se encaixam na cultura da equipe e da empresa. Não se deixe deslumbrar apenas baseando-se no conjunto de habilidades e inteligência do candidato. Ter um funcionário que não incorpora a atitude correta pode ser prejudicial não apenas para o moral da equipe, mas para todo o negócio.

Checar referências

Ao final deste estágio, você já deve ter verificado pelo menos uma ou duas referências para cada candidato pré-selecionado. E se o seu melhor candidato incluiu ainda mais referências em seu currículo, não faz mal checá-las também. Esta pode ser uma oportunidade para preencher quaisquer espaços em branco em relação às habilidades dele ou atributos de personalidade. Conforme observado anteriormente, atenha-se a questões que se relacionem diretamente com o trabalho e aos critérios de contratação.

Tenha certeza que todos estão de acordo

Se outras pessoas internas estiverem envolvidas no processo de contratação, certifique-se de que todos - ou pelo menos os principais tomadores de decisões - estejam de acordo antes de seguir em frente e fazer uma oferta formal de trabalho.

Um processo de contratação pode sair rapidamente dos trilhos se o candidato ficar esperando por tempo demais para uma decisão final, portanto, certifique-se de estabelecer um prazo claro e de que todos os interessados se atenham a ele. Se, por algum motivo, mais tempo for necessário, certifique-se de que o candidato seja informado imediatamente.

Quem você escolhe contratar faz uma grande diferença para o sucesso de sua organização. Siga estas etapas e você estará bem posicionado para tomar a decisão correta.

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.