Feedback, a melhor forma de aprimorar as soft skills

Por Robert Half on 13 de julho de 2020

Por Maria Eduarda Silveira

Cada vez mais falamos sobre a importância das soft skills, aquelas características comportamentais que muitas vezes não aparecem no currículo, mas que são fundamentais para o desenvolvimento profissional, como capacidade de comunicação, empatia e resiliência. Essas conversas me fizeram refletir sobre o quanto o processo de feedback é fundamental para desenvolver essas habilidades.

Como um profissional saberá que precisa se comunicar melhor se não receber essa avaliação de seus chefes ou colegas de trabalho? Por isso o feedback é a forma mais eficaz de estimular o crescimento na carreira.

Apesar de importantíssimo, dar e receber uma avaliação nem sempre é fácil. No meu dia-a-dia como headhunter já vi muitos casos de gestores que têm essa dificuldade, o que acaba impactando no desempenho do trabalho em equipe e, às vezes, na própria empresa.

Como dar o feedback

Na correria do dia a dia, muitas vezes não é possível dar aquele retorno imediato sobre um trabalho. Então, o ideal é que o líder tenha uma rotina de conversas periódicas. Vale marcar o melhor horário e local, de preferência em um clima de pouca tensão. E claro, sempre reservadamente, nunca com outras pessoas por perto.

O primeiro passo é elaborar um plano. Se preparar para a conversa, ter em mente exemplos de situações nas quais aquele comportamento foi identificado e o impacto que ele teve para o ambiente de trabalho. Vale também orientar sobre o que deveria ter sido feito. Os dois juntos – líder e liderado – podem refletir sobre os caminhos para evoluir.

O papel do líder nesse momento, é expressar sua visão dos fatos, sem perder a cabeça ou exagerar, isso garante que o feedback seja útil e relevante para quem recebe. É importante lembrar que esse papo não é uma crítica à personalidade da pessoa. É sempre focado em ações ou falhas específicas que podem ser analisadas e gradativamente aprimoradas. Pode ser a inação em algum momento crucial ou um comportamento reativo ao receber uma missão.

É importante dar espaço para o colaborador expressar seus pontos de vista no feedback, mas é comum que ele tenha receio de fazer isso. O recomendado é que o líder o encoraje, fazendo as perguntas certas que o estimulem a dizer o que pensa. Nessa hora, abuse da habilidade de escutar.

Equilíbrio

Outro ponto de atenção: esse tipo de conversa precisa ser equilibrado entre o retorno corretivo e o positivo. Mesmo que todas as críticas construtivas sejam para ajudar na evolução do colaborador no ambiente de trabalho, algumas vezes ele pode se sentir desmotivado após a conversa. O jeito de reverter isso é destacando também seus pontos fortes e momentos em que teve uma boa atuação.

Quem recebe o feedback também precisa estar aberto para ouvir, absorver as críticas construtivas e usá-las a seu favor para se desenvolver. É possível adquirir uma hard skill fazendo um curso, por exemplo. Já o desenvolvimento de soft skill exige uma boa dose de autoconhecimento. É preciso saber suas fragilidades e encontrar formas de fortalecê-las. Quer momento mais adequado para fazer essa descoberta do que um feedback?

* Maria Eduarda Silveira é gerente de recrutamento para a área de Legal da Robert Half

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