Por Débora Ribeiro

O mercado de trabalho está exigindo que o perfil da gestão seja adaptado e não é diferente com o segmento de Tecnologia.

O gestor de TI não é mais a pessoa que apenas demanda. Hoje em dia, ele se envolve muito nas decisões estratégicas e deve estar extremamente antenado com a evolução da tecnologia. Isso acontece não só em relação ao investimento nos projetos, mas para ganhar seu time e poder desenvolver o melhor de cada profissional. 

[Leia também: Carreira em TI, o processo seletivo das empresas para vagas em tecnologia]

Além disso, é esperado que esse profissional seja multitarefas e esteja em constante aprimoramento, além de ter a capacidade de ser flexível.

1) O gestor tem que ser diferenciado

O gestor deve se diferenciar dos demais na estratégia, no conhecimento técnico e na comunicação, tanto interna como externa. O gestor tem que conhecer a fundo o impacto que a TI pode causar para a empresa, estar muito próximo das linhas de negócio para entender qual a real necessidade deles e o que pode ser feito com o apoio da tecnologia.

2) Deve ser um líder que movimenta o time

O gestor de TI deve ser um líder que move seu time, sua estrutura e ele próprio, para causar impactos e resultados relevantes para o negócio e, com isso, ganhar cada vez mais força e se tornar diferenciado no mercado.

3) Estar disposto a explorar novas metodologias

O profissional de TI precisa atuar diretamente com a descoberta de novos recursos tecnológicos, metodologias inovadoras e ágeis.

Invista em cursos, viagens para entender o que está acontecendo lá fora e pode ser aplicado aqui, cursos técnicos e de empreendedorismo.

4) E o mais importante... Ser visionário!

O gestor de TI tem que estar um passo à frente, para a empresa dar esse passo também! Hoje TI não é mais uma área de suporte, mas, sim, uma área responsável pelo planejamento estratégico.

Débora Ribeiro é Especialista em Recrutamento de TI na Robert Half

Vamos conversar sobre suas necessidades de recrutamento?

Podemos ajudar você a encontrar seu próximo talento. Nos envie sua vaga ainda hoje.

ENVIAR VAGA