Como se tornar um headhunter e se destacar no mercado de recrutamento

Por Robert Half 9 de março de 2018

Normalmente, as pessoas veem os headhunters como aliados para o próprio desenvolvimento profissional. Mas você já pensou em sentar-se do outro lado da mesa, atuando como recrutador? Com a retomada do mercado e com as empresas tirando projetos da gaveta, existem oportunidades abertas para essa carreira.

Baixe o ICRH

Como se tornar um headhunter

Para atuar como headhunter, não é preciso ter uma formação ligada à área de recursos humanos, como muitos podem pensar. É comum ver profissionais que deixam suas áreas primárias de trabalho - engenheiros, contadores, economistas e advogados, por exemplo - e passam a recrutar para esse segmento.

O importante é ter uma bagagem técnica na área de atuação, facilidade de comunicação e foco em resultado.

Em relação aos aspectos comportamentais, costuma se dar bem na carreira de headhunter quem tem muita energia, dinamismo, persistência, comprometimento e habilidade de entender o outro. O propósito desse profissional é melhorar a vida das pessoas, oferecendo a elas oportunidades de emprego que tenham sinergia com suas potencialidades e desejos, e atender de forma assertiva as necessidades das empresas contratantes.

Vantagens

Uma das vantagens de um profissional deixar a cadeira na indústria ou escritório para se tornar um headhunter especializado é aplicar seu conhecimento em uma atividade diferente. Essa possibilidade de oxigenar chama a atenção, assim como o reconhecimento e os desafios propostos na carreira.

Se identificou? Então fique atento às oportunidades de emprego para recolocação profissional e prepare-se para conquistar uma boa remuneração.

Seja um headhunter na Robert Half

More From the Blog...