Como obter feedback verdadeiro de sua equipe

Por Robert Half 17 de agosto de 2017

Por Adriana Fonseca

Obter um feedback verdadeiro de sua própria equipe sobre o seu trabalho pode não ser uma tarefa muito fácil. De forma geral, as pessoas têm receio de falar a verdade para o chefe, por inúmeras razões. Pequenas críticas até aparecem, mas aspectos mais profundos acabam não vindo à tona.

Se você está interessado em receber feedbacks verdadeiros para melhorar seu próprio desempenho profissional, aqui vão algumas dicas da autora do livro The New Rules of Work, Alex Cavoulacos:

Faça perguntas abertas

Uma pergunta desse tipo pode começar uma conversa com quem você não costuma pedir feedback. Quer um exemplo? “Eu estou sempre tentando melhorar como profissional e gestor. Existe alguma coisa que eu poderia estar fazendo melhor ou diferente?”

Faça perguntas específicas sobre um projeto

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis em se abrir quando o feedback não parece pessoal, mas sim relacionado a um trabalho específico.

Faça perguntas sobre aspectos que você já sabe que precisa melhorar

Nas avaliações de desempenho podem surgir pontos a serem melhorados. Se você já tem um ou dois em mente, foque as perguntas nesses aspectos.

Faça “A” pergunta

Se você já tem uma equipe aberta a dar feedbacks verdadeiros aproveite e faça a pergunta mais franca possível: “Por favor, me diga uma coisa que eu não gostaria de ouvir.”  A forma como você reage à resposta, no entanto, vai determinar se esse tipo de feedback sincero vai se repetir ou não. Por isso, agradeça a honestidade do funcionário e não fique na defensiva. Você não precisa concordar com a observação, mas considerá-la é fundamental.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Dicas para suas Entrevistas de Emprego

More From the Blog...