Como lidar com colegas problemáticos

Por Robert Half 23 de agosto de 2017

Por Juliana Porto

Os melhores empregos são aqueles que têm uma dinâmica positiva com colegas de trabalho. Estar cercado por pessoas que você gosta, respeita e admira faz uma diferença e tanto em seu dia-a-dia. Um ambiente assim positivo aumenta a produtividade e torna os funcionários mais leais aos seus empregadores.  Mas e quando você se encontra em meio a uma dinâmica menos harmoniosa com colegas de trabalho?

1. Seja direto. Não há nada de errado em se aproximar de um colega que está sendo espinhoso e lhe perguntar o que está acontecendo.  Pode ser um simples mal-entendido. Ao se aproximar e conversar educadamente, o relacionamento tem potencial para melhorar substancialmente.

2. Seja empático. Coloque-se no lugar de seus colegas. Eles estão lidando com problemas pessoais que os deixam de mau humor? Estão com prazos apertados e sob muito estresse? Ao tentar entender o outro, você pode ter uma uma visão sobre seus comportamentos e irá gerenciar melhor suas peculiaridades.

3. Não leve para o pessoal. Pode ser difícil não fazê-lo, mas isso é realmente importante na gestão do relacionamento. Lembre-se que o mau comportamento desta pessoa já existia antes dela ser sua colega de trabalho, e provavelmente continuará quando você não estiver mais lá. Simplesmente não é sobre você.

4.Mantenha-se um degrau acima. Não se abale:  se você deixar a negatividade chegar até você, corre o risco de comprometer sua produtividade e habilidade de tomada de decisão. Faça o seu melhor para não permitir que colegas de trabalho negativos te afetem.

5. Converse com o RH.  Se  depois de tentar conversar diretamente com seu colega, a situação não melhorou, você pode procurar a área de recursos humanos. Você não precisa, necessariamente, apresentar uma queixa formal. Estes profissionais são treinados para lidar com conflitos de funcionários, e têm ferramentas e conselhos para melhorar ou gerenciar o relacionamento.

6. Vale a pena? Algumas situações podem ser ajustadas e gerenciadas. Outras são tão tóxicas, que vão te impedir de  prosperar. Saiba o momento de seguir em frente. Não há vergonha ao fazer o que você precisa fazer por si mesmo. Não só por sua carreira, mas também pela paz de espírito e bem-estar.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

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