Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Érika Moraes,

Quando alguns de seus colaboradores estão de férias, em licença médica, ou recentemente decidiram deixar a organização, é provável que a equipe remanescente se sinta sobrecarregada. O que é um perigo, pois pode levar ao esgotamento profissional.

A exaustão dos trabalhadores e o estresse produzem efeitos negativos para os resultados da empresa e gestão do capital humano. Não apenas a produtividade cai, mas também os níveis de motivação e confiança, prejudicando a imagem da empresa como marca empregadora.

Envie sua vaga

Seja realista

Dê um passo para trás e faça a si mesmo algumas perguntas:

  • Seus colaboradores estão lidando com cargas de trabalho factíveis?
  • Todo mundo tem todos os recursos e informações necessários para lidar com seus respectivos projetos?

Um caminho rápido para o esgotamento profissional é distribuir tarefas excessivamente ambiciosas ou pouco claras que até os profissionais mais qualificados teriam dificuldade em concluir.

Seja realista com o volume de trabalho distribuído e a respeito das hard skills de quem fica. Quando as equipes são formadas por talentos que se complementam, as férias de uma pessoa deixam um hiato para uma função específica. Diminua o ritmo durante esses dias.

Apoiar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

O estresse implacável não alimenta exatamente a felicidade ou a eficiência. Os profissionais que gostam de seu trabalho citam frequentemente o equilíbrio entre vida no trabalho e a pessoal como um dos aspectos mais valiosos da cultura de sua organização.

O respeito às obrigações e interesses que ocupam os trabalhadores fora do escritório ajuda a evitar o desgaste no trabalho. Faça a sua parte e apoie uma vida em equilíbrio. Seja qual for o regime de trabalho adotado por sua empresa: presencial, remoto ou híbrido, procure entender se seus colaboradores estão fazendo pausas regulares e cumprindo a carga horária.

Reconheça o trabalho duro

Sentir-se apreciado e bem remunerado pode facilitar cargas de trabalho desafiadoras para os colaboradores. No mínimo, garanta que você esteja oferecendo salários iguais ou ligeiramente acima da concorrência.

Reconhecer pode ser um ato tão simples quanto um "obrigado" durante uma reunião ou com uma indicação de sua equipe para prêmios internos e externos. Se eles realizarem algo bacana, observe. Se você implementar ideias enviadas por seus colaboradores, dê crédito a eles.

Deixe os colaboradores a vontade para dizer não

Os profissionais devem confiar na empresa e se sentir à vontade para declinar algumas tarefas quando estão sobrecarregados.

Sinalize o quanto é importante priorizar demandas e ensine a identificar o que é urgente ou não. Abra o caminho para os trabalhadores terem autonomia para organizar as demandas de trabalho e avisar quando não há tempo hábil para cumprir as demandas.

Convide-os a reorganizar a lista de tarefas sempre que surgir uma entrega urgente. Acima de tudo, sejam parceiros.

Incentive a prática de exercícios físicos

Não tem jeito: movimentar o corpo é um santo remédio para muitos problemas, incluindo a estafa mental provocada pela sobrecarga de trabalho. Entretanto, sinalizar essa possibilidade aos colaboradores para que se protejam do burnout pode não ser o suficiente.

Experimente organizar um grupo de futebol uma vez por semana, alugar a quadra por conta da empresa, pagar metade (ou integralmente) a mensalidade da academia mais próxima da empresa ou oferecer exercícios aeróbicos com um profissional após o expediente.

Além de evitar o esgotamento profissional, configura como um benefício criativo para ser implementado à política, aumentando a produtividade e o engajamento dos times.

Você pode gostar de: Entenda como aumentar o engajamento profissional dos seus funcionários

Promova a conscientização

Muitas vezes, as empresas dão plenas condições aos trabalhadores. Todas as dicas acima são implementadas com sucesso. Mesmo assim, ao aplicar pesquisas de satisfação interna ou medir o rendimento e a produtividade das equipes, se descobre que o burnout está acontecendo.

Você começa a se perguntar o que está fazendo de errado. Afinal, tem investido pesado nas estratégias para gestão de pessoas, retenção de colaboradores e satisfação profissional. Assim, pode ter chegado a hora de admitir que a equipe precisa de orientação para conseguir trabalhar de forma mais inteligente.

Promova a conscientização dos grupos, ensine como tirar o pé do freio e mostre que podem confiar no bom senso e na compreensão dos gestores durante o período.

O esgotamento profissional é uma realidade e cabe às empresas fazerem a sua parte para reduzir ou até mesmo eliminar o problema. Lembre-se sempre de que essa não é uma situação definitiva e assim que a sua equipe estiver toda reunida novamente, o ritmo de trabalho volta ao normal.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Considere contratar colaboradores por projeto

Nem sempre é possível contar com uma equipe interna de tamanho suficiente para lidar com todas as demandas existentes de maneira eficiente. A contratação de colaboradores por projeto representa uma solução eficaz para aliviar os efeitos negativos de ter uma equipe reduzida. 

Flexibilidade para ajustar a capacidade de trabalho

Ao contratar colaboradores por projeto, as empresas têm a possibilidade de ajustar sua capacidade de trabalho conforme a demanda atual. Em vez de manter uma equipe interna grande o tempo todo, a empresa pode contratar colaboradores especializados apenas para projetos específicos, evitando assim custos fixos desnecessários. Essa flexibilidade permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado, reduzindo os efeitos negativos de ter uma equipe reduzida.

Acesso a habilidades especializadas

Ao contratar colaboradores por projeto, as empresas têm acesso a um pool diversificado de talentos com experiência e conhecimentos especializados. Isso permite que elas tenham acesso imediato a habilidades que podem não estar disponíveis internamente, sem a necessidade de investir em treinamento ou contratações de longo prazo. Com isso, a realização de projetos de alta qualidade e a competitividade da empresa aumentam de maneira considerável.

Leia também: 5 passos para trabalhar de forma mais inteligente

Redução de custos

Além de uma boa solução para a questão de algum talento específico que esteja faltando no momento, ter colaboradores por projeto disponíveis também é uma solução interessante para reduzir custos pois não há a necessidade de investir em salários fixos e outros encargos associados. Além disso, não há a necessidade de investir em infraestrutura adicional para acomodar uma equipe maior. Os colaboradores adicionais podem trabalhar remotamente ou nas próprias instalações da companhia, conforme necessário, reduzindo ainda mais os custos operacionais.

Contratação rápida

Em situações em que a demanda surge repentinamente ou em momentos de pico de trabalho, a contratação de colaboradores por projeto oferece uma vantagem significativa. Com isso, é possível com que as empresas preencham rapidamente as lacunas de pessoal e iniciem os projetos sem demora significativa. Isso permite manter a agilidade e a produtividade mesmo com uma equipe interna reduzida, evitando a perda de oportunidades de negócio.

*Érika Moraes é Branch Manager da Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.