Como impedir o esgotamento dos profissionais quando sua equipe está reduzida?

Por Robert Half on 15 de abril de 2020

Quando alguns de seus funcionários estão de férias, em licença médica ou recentemente decidiram deixar a organização, é provável que a equipe remanescente se sinta sobrecarregada. Não apenas a produtividade da sua empresa cai, como o estresse adicional pode contribuir para a exaustão dos trabalhadores que em breve ficarão cada vez mais desmotivados.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a lidar com a situação:

  1. Seja realista

Dê um passo para trás e faça a si mesmo algumas perguntas: Seus funcionários estão lidando com cargas de trabalho factíveis? Todo mundo tem todos os recursos e informações necessários para lidar com seus respectivos projetos? Um caminho rápido para o esgotamento é distribuir tarefas excessivamente ambiciosas ou pouco claras que até os profissionais mais qualificados teriam dificuldade em concluir.

  1. Apoiar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O estresse implacável não alimenta exatamente a felicidade ou a eficiência. Os funcionários que gostam de seu trabalho citam frequentemente o equilíbrio entre vida profissional e pessoal como um dos aspectos mais valiosos da cultura de sua organização. O respeito às obrigações e interesses que ocupam os trabalhadores fora do escritório ajuda a evitar o desgaste no trabalho.

Mesmo em tempos de home office, procure entender se seus colaboradores estão fazendo pausas regulares e cumprindo a carga horária. Muitos tendem a trabalhar mais do que o normalmente exigido nesta modalidade, principalmente nos períodos de adaptação.

  1. Reconheça o trabalho duro

Sentir-se apreciado e bem remunerado pode facilitar cargas de trabalho desafiadoras para os funcionários. No mínimo, garanta que você esteja oferecendo salários iguais ou ligeiramente acima da concorrência. Reconhecer pode ser um ato tão simples quanto um "obrigado" durante uma reunião ou com uma indicação de sua equipe para prêmios internos e externos. Se eles realizarem algo bacana, observe. Se você implementar ideias enviadas por seus colaboradores, dê crédito a eles.

Em épocas de incertezas, pratique a empatia com seus colaboradores. Entenda suas inseguranças e seja flexível!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

A Robert Half está conduzindo seus processos de recrutamento normalmente e 100% da empresa está em regime de home office

More From the Blog...