Uma descrição de vaga eficiente é fundamental para atrair os melhores talentos do mercado. Isso é importante porque é essencial garantir a performance do negócio em cenários nos quais a competitividade pelos melhores profissionais é cada vez maior, além de atrair profissionais mais alinhados com o fit cultural da empresa e que tenham as competências desejadas.

Quer saber mais sobre como fazer uma boa descrição de vaga? Então, continue a leitura!

Qual é a importância de se fazer uma boa descrição de vaga?

Uma eficiente descrição de vaga é o primeiro passo para garantir candidatos que realmente tenham aderência ao perfil da vaga, sendo uma importante ferramenta para a atração de profissionais qualificados. Também, é essencial para ajudar a fortalecer a marca empregadora da empresa, além de ser um importante canal de visibilidade para mostrar como ela reconhece seus talentos.

Ainda, pode revelar sua estrutura de trabalho, com foco em processos que podem ser inovadores, criativos e até desafiadores. Então, quanto mais atrativa for a descrição da vaga, maiores são as chances de o processo de recrutamento e seleção ser um sucesso. Assim, proporcionalmente, a probabilidade de contratar o perfil ideal também cresce.

É importante considerar que o profissional que está ativo no mercado de trabalho tem diversas maneiras de encontrar propostas de emprego, principalmente por meio de mídias sociais. Diante de tanta opção, é possível que o candidato escolha as vagas mais alinhadas com as expectativas dele. Logo, para garantir um volume qualitativo e quantitativo de currículos para a sua empresa, é indispensável pensar em uma boa descrição de vaga.

Como fazer uma boa descrição de vaga?

Agora que você já sabe da importância de uma boa descrição de vaga, veja a seguir como fazer uma de forma atrativa e eficiente!

Pense em um título atraente

O título da vaga é a primeira coisa que o candidato verá ao passar pelo anúncio. Portanto, ele deve ser conciso e explicitar, de forma clara, do que se trata a oportunidade em aberto. Para isso, é importante evitar estrangeirismos ou acrônimos que possam confundir o candidato, por serem específicos da estrutura interna da companhia.

Assim, o uso desses termos tende a afastar os candidatos fora da corporação. Com isso, você pode perder a oportunidade de atrair grandes profissionais para a sua organização. Portanto, o ideal é apostar em títulos que garantam os direcionamentos necessários ao público, evitando qualquer confusão que possa envolver a oportunidade em aberto.

Direcione a linguagem ao profissional que se deseja atrair

Ajuste a linguagem de acordo com o perfil que se busca atrair. Por exemplo, se a vaga é para um profissional de marketing pleno, use termos com os quais ele se identifica, como conhecimento em inbound marketing, marketing B2B e trade marketing. Para esse caso, também vale usar uma linguagem mais próxima do candidato.

Agora, se a vaga for para uma gerência financeira, além das competências técnicas e comportamentais esperadas para a vaga, vale apostar em um discurso mais sóbrio. Afinal, a área e a função requerem um perfil mais centrado e, por vezes, até conservador.

Deixe claro os requisitos da vaga

Para elevar as suas chances de sucesso na contratação dos melhores profissionais, é preciso explicitar de forma eficiente os requisitos da vaga, tanto com relação às competências técnicas quanto comportamentais.

Vale lembrar de que é essencial deixar clara a cultura da empresa, revelando sua missão, visão e valores, além de dar um panorama sobre a história da companhia e seu mercado de atuação. Isso também ajudará o candidato a visualizar se a empresa está alinhada com os valores dele, o que é fundamental para o sucesso de qualquer contratação.

Detalhe as atividades que serão realizadas

De posse de um bom título para o cargo, uma linguagem adequada e os objetivos da vaga bem evidentes, é hora de elencar as funções que serão realizadas. Para isso, você pode pedir ajuda ao gestor da vaga para fazer o descritivo do cargo ou, para as ocupações mais simples, observar e descrever quais serão as responsabilidades do novo contratado.

Isso ajuda o candidato a avaliar as suas competências técnicas e comportamentais, para decidir se ele está apto para ocupar o cargo. Essa análise ajuda a eliminar os candidatos que não estão dentro do escopo desejável para a vaga.

Como uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode ajudar?

Se você quer otimizar o tempo dos profissionais de RH da sua empresa — para que eles possam se dedicar às questões mais estratégicas — e, ao mesmo tempo, elevar o potencial de atração dos melhores talentos com uma descrição de vaga eficiente, o melhor a fazer é contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção.

Assim, será possível delegar essa tarefa para empresas especializadas, que usarão todo o seu know-how para elaborar a descrição da vaga com qualidade e eficiência, de forma que ela fique alinhada com as expectativas de atração de talentos da companhia.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer uma boa descrição de vaga é fundamental para atrair os melhores candidatos. O que é essencial para garantir uma equipe de alto desempenho e, consequentemente, melhores resultados para a corporação.

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