As notícias das últimas semanas estão criando pelo menos algum senso de incerteza para muitas empresas e seus colaboradores. Os projetos estão mudando repentinamente e os trabalhadores assumem responsabilidades extras de colegas ausentes, o que pode ocasionar até a sobrecarga dos profissionais mais produtivos e dedicados.

Uma maneira de combater o esgotamento dos colaboradores e evitar a perda de prazos é considerar a alocação de mão de obra temporária, mesmo que de maneira remota. Você já pensou nessa possibilidade?

Conheça suas necessidades

A primeira etapa: faça uma distinção sólida entre os requisitos imediatos e os de longo prazo. Em algumas situações, será preferível contratar funcionários em período integral. Já em outras, pode haver abordagens alternativas.

Determine se as circunstâncias serão contínuas, temporárias ou se você não tem certeza. Considere os próximos projetos e como os picos e baixas da carga de trabalho podem impactar no presente e no futuro. Isso ajuda a definir a combinação de pessoal em tempo integral e temporário de que você precisa.

Esclarecer requisitos

Em seguida, determine as habilidades e a experiência que os candidatos devem ter e por quanto tempo você precisará da assistência deles. Por exemplo, se você deseja contratar um profissional temporário para cobrir um funcionário em licença, é importante ter um período específico em mente.  

Você também pode envolver trabalhadores temporários como um primeiro passo para contratá-lo em período integral. Essa abordagem permite avaliar em primeira mão o desempenho de um indivíduo no trabalho e avaliar sua adequação à cultura da empresa antes de estender uma oferta de emprego a longo prazo. Em seguida, você pode fazer a transição para o status de período integral caso ele mostre comprometimento, bom desempenho e se a quantidade de tarefas em andamento justificar a decisão.

Trabalhando com uma empresa especializada

Uma empresa especializada pode ajudá-lo a montar uma força de trabalho flexível rapidamente, fornecendo uma seleção de talentos em tempo integral, temporários e baseados em projetos para atender às suas necessidades.

Com foco somente nas partes do seu negócio que precisam de ajuda, além de aumentar suas chances de encontrar as melhores pessoas para o trabalho, contar com a ajuda especializada permite que você volte suas preocupações às suas atividades e atual equipe.

Um plano de pessoal flexível pode ajudar sua empresa a prosperar em tempos de incertezas e instabilidade. Em qualquer ciclo econômico, não negligencie as oportunidades de continuar fortalecendo sua equipe.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

A Robert Half está conduzindo seus processos de recrutamento normalmente e 100% da empresa está em regime de home office