Como atrair Desenvolvedores de TI? Existe uma fórmula mágica

Por Robert Half 27 de fevereiro de 2019

Por Débora Ribeiro 

Que nos últimos anos o mercado de TI esteve bem aquecido, já sabemos, mas principalmente nos últimos 2 anos - e a expectativa é de manutenção dessa demanda nos próximos anos -, sentimos a busca por bons profissionais da área ainda mais quente. E as oportunidades têm surgido não só para os desenvolvedores voltados para design, mas também para aqueles que atuam focados em toda a experiência do usuário, que ganham destaque quando o objetivo é fidelizar o cliente e alavancar os negócios.  

E onde está esse profissional? 

Como atrair e reter? 

Há 5 anos atuando com Tecnologia e cerca de 2 mil desenvolvedores entrevistados, cheguei à conclusão que não é só remuneração que atrai os melhores desenvolvedores (não que a remuneração não seja importante, mas não é o único fator analisado).  

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Fatores imprescindíveis:

Abaixo listo 6 fatores que os melhores profissionais levam em consideração antes de aceitar uma proposta de trabalho:

1. A empresa deve acreditar em TI 

A empresa precisa reconhecer a importância da área como estratégica. Já foi-se o tempo em que a área de tecnologia era vista apenas como operacional. Hoje ele deve ser parte das principais decisões e tem função direta com o crescimento e desenvolvimento do negócio.  

2. Ofereça autonomia aos profissionais 

O profissional, independentemente de seu cargo (pleno, sênior, líder), precisa ter autonomia e sua opinião ter peso nas decisões. Se for apenas um executor, e não estiver envolvido com as áreas estratégicas, a posição deixa de ser atrativa tanto para quem busca oportunidades como para quem já faz parte do time. 

ENVIE SUA VAGA

3. A organização deve ser mais que uma marca  

Não necessariamente ela precisa de uma marca forte para se guiar, mas o profissional tem que acreditar no negócio e no propósito do projeto para contribuir com ele. 

4. A flexibilidade é importante 

Muito comum no universo Tecnológico, a flexibilidade é uma das principais exigências desses profissionais. Poder desenvolver de onde estiver é essencial. Às vezes um código vai fluir muito melhor se o profissional estiver na casa dele - ou onde possa trabalhar focado -, e não no escritório.  

5. Possibilidades de crescimento e troca internacional 

Os profissionais buscam oportunidades de ter contato com as mais novas tecnologias e prezam a troca de conhecimento com pares internacionais. Empresas multinacionais ou que oferecem a possibilidade de treinamentos, workshops ou eventos no exterior têm sido alvo dos melhores desenvolvedores. 

6. Processo de recrutamento eficiente  

Se um processo demora cerca de 1 mês para fechar, com mais de 4 etapas, a chance do profissional desistir é grande, pois, em paralelo, ele está sendo assediado por outras empresas também. 

* Débora Ribeiro é Especialista em Recrutamento de TI na Robert Half 

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.

More From the Blog...