Cara a cara: como planejar e realizar uma entrevista de emprego?

Por Robert Half 30 de maio 2018

O sucesso para a organização depende muito do recrutamento das pessoas com as qualificações, conhecimentos e habilidades corretas. Realizar um processo eficaz de entrevista, e em tempo hábil, é a chave para esse sucesso.

Mas, quando você já está gerenciando múltiplas tarefas, facilmente irá sentir que não há horas suficientes no dia para conhecer os candidatos que apresentaram um excelente currículo. Como você pode organizar melhor seu tempo para agendar as entrevistas necessárias e evitar um processo de contratação lento? Aqui você tem um guia!

Considere entrevistas em vídeo

Normalmente você irá ter uma longa lista de candidatos, mas talvez não terá tempo para conhecer todos eles pessoalmente. Uma entrevista por telefone ou vídeo conferência pode ajudar a reduzir suas opções.

Conversar com o candidato por telefone pode revelar muito sobre ele. Entretanto, entrevistas de vídeo, através de ferramentas como o Skype, estão crescendo cada vez mais, já que permitem que os profissionais de contratação vejam indícios não verbais.

Prepare as perguntas certas

Desenvolva uma abordagem que você usará com todos os candidatos. Liste os fatores chave que serão requeridos para a vaga em ordem de importância. Deixe que o job description que você criou seja seu guia.

Antes da entrevista, seja ela pessoalmente ou por vídeo conferência, tenha uma lista de questões preparadas que explorem as principais habilidades necessárias de cada candidato para realizar o trabalho proposto.

Inclua questões chaves adequadas à cada candidato, mais específicas e adaptadas aos currículos de cada um, mas sem correr o risco de beneficiar um ou outro candidato com as perguntas.

Além disso, varie o estilo das questões, incluindo:

  • Perguntas fechadas e factuais: Por quanto tempo você trabalhou na empresa A?

  • Perguntas abertas, questões baseadas em competências que requerem mais do que “sim” ou “não”: Poderia me descrever três realizações na empresa A que você tem orgulho? / Poderia me falar sobre uma situação pela qual você tenha feito uma crítica a alguém?

  • Questões comportamentais / hipotéticas que se relacionam com situações às quais o candidato está suscetível de enfrentar no trabalho: "Como você lidaria com uma situação pela qual tivesse certeza de que seu chefe está errado?" / "Como gerente de projeto, o que você faria para criar espírito de equipe?"

Durante cada uma das etapas do processo de seleção, faça com que cada entrevistador escreva seus comentários - e que estes sejam vistos por todos os envolvidos no processo de contratação -, para evitar duplicar as questões na segunda ou terceira entrevista que já foram abordadas anteriormente. Isso evitará que o candidato tenha a impressão de que sua empresa não está organizada no processo. Os candidatos em segunda ou terceira entrevistas podem considerá-lo pouco profissional ou até mesmo perda de tempo, se eles precisarem repetir suas respostas. Além de isso atrasar bastante o processo.

Agende as entrevistas

Realizar todas as entrevistas pessoalmente ao longo de 1 ou 2 dias irá ajudá-lo a obter o processo de seleção mais rápido e garante que os candidatos permaneçam frescos em sua mente. Fique atento à sua agenda depois de ter decidido o prazo da entrevista. No entanto, tenha cuidado com os intervalos destinados a cada conversa, para não correr o risco de atropelar o processo e atrasar todas as entrevistas.

Dentre algumas dicas para acelerar o processo de entrevista, podemos incluir:

  • Seja flexível, porém organizado. Alguns candidatos podem encontrar dificuldades de disponibilidade durante o horário comercial. Portanto, você pode precisar aloca-los em horários alternativos. Não invista muito tempo tentando encontrar o horário perfeito, os candidatos que estão de fato interessados na oportunidade, irão encontrar um jeito de estarem disponíveis.

  • Seja estratégico. Encontre um período do dia no qual seja mais focado e produtivo. Tenha como objetivo conduzir entrevistas para seus candidatos mais promissores nesse horário, quando você estará no seu melhor momento.

  • Tempo é dinheiro. Uma entrevista pessoalmente dura, normalmente, de 30 a 40 minutos. Tempo suficiente para ambos os lados se conhecerem. Concentre-se o máximo de tempo possível no candidato, não no relógio.

Aplique critérios

Avalie cada candidato com base no mesmo conjunto de critérios que preveem sucesso em sua organização, como entusiasmo, linguagem corporal e ajuste de personalidade. Para obter inspiração, olhe para os funcionários de melhor desempenho da empresa para os tipos de qualidades que eles trazem para o trabalho.

Não se precipite em um julgamento

Tente evitar formar opiniões sobre uma candidatura muito cedo. Aguarde até o final da entrevista para interpretar o candidato e fazer suas avaliações.

Faça anotações

Sua memória pode te atrapalhar num processo de recrutamento. Você pode acabar ignorando o que realmente aconteceu durante uma entrevista e confiar em impressões gerais. Fazer anotações fará com que você não caia nessa armadilha. Certifique-se de fazê-las de forma discreta para que os entrevistados não sintam que devem fazer uma pausa para você manter o ritmo.

Etiqueta pós-entrevista

Se você ainda tem mais candidatos para ver, informe o entrevistado e agradeça por seu tempo. Para evitar que os candidatos percam o interesse, dê-lhes atualizações frequentes sobre os próximos passos do processo. Isso fará com que eles decidam se estão interessados em participar de uma próxima entrevista e você saberá se poderá contar com eles na sua lista de candidatos selecionados. Além disso, não se esqueça de notificar o candidato caso não tenha sido aprovado no processo.

Agora que você sabe como otimizar suas práticas de entrevista de emprego e reduzir a duração do processo de contratação, você está pronto para preparar uma lista de candidatos e escolher o seu próximo funcionário ideal.

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.

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