Tempo estimado de leitura: 8 minutos

O conceito de chefe é, muitas vezes, negativamente estigmatizado. Isso porque a figura do superior é vista como aquele indivíduo que exerce pressão excessiva, que não incentiva os colaboradores e só destaca acontecimentos negativos. Para mudar esse cenário, as empresas, de forma geral, estão investindo no desenvolvimento de líderes.

Por meio dessa prática, os colaboradores e gestores entendem, por exemplo, qual é o perfil ideal de liderança. Na verdade, o líder não apenas diz o que é preciso fazer, mas mostra também a direção e caminha junto dos colaboradores.

Ele não exerce a hierarquia para separar comandantes dos comandados, ele se iguala aos colegas de trabalho e compartilha informações visando o crescimento conjunto. Além disso, ele influencia comportamentos e pensamentos de seus liderados.

Diante desse papel tão importante, é preciso dedicar tempo e investir na formação desses indivíduos em uma organização. Continue a leitura e saiba como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes!

Envie sua vaga

Entenda a importância de investir no desenvolvimento de líderes

O líder é o responsável por transmitir os valores da empresa aos colaboradores de seu time, zelar pelo desempenho, engajamento e desenvolvimento de pessoas e cuidar para os processos internos serem facilitados e aprimorados.

É muito interessante para uma organização que seus líderes sejam moldados conforme o que é mais importante para a empresa, ou seja, seus valores, base da cultura organizacional implantada na instituição.

Um líder que conhece bem essas normas tão valiosas para a empresa saberá como conduzir um time inteiro para o sucesso. Porém, é bom não contar apenas com as características que afloram naturalmente em um guia.

É preciso lapidar e investir no desenvolvimento dessas habilidades para as decisões serem acertadas e para que esse líder seja sempre justo e honesto em suas atitudes.

Leia também: 18 atribuições essenciais a um líder

Saiba como criar uma cultura propícia ao desenvolvimento de líderes

cultura organizacional e os valores de uma empresa são importantes para manter os objetivos alinhados e o bem-estar no ambiente de trabalho. Para a organização conseguir sucesso ao desenvolver seus futuros mentores, alguns ajustes devem ser feitos na cultura.

Confira a seguir algumas dicas de como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes!

Aprenda a identificar colaboradores com perfil para a liderança

As características de um líder podem aparecer ainda na infância ou na idade adulta — não existe uma regra para isso. Essas nuances da personalidade são demonstradas no dia a dia. Por isso, os gestores precisam estar atentos para identificá-las em todas as situações da rotina de trabalho, seja em um grande projeto, ou em pequenos atos, como o auxílio a um colega.

São características de um líder:

  • ser claro e transparente na comunicação com os colegas e superiores;
  • compartilhar os conhecimentos e informações com colegas visando o crescimento da empresa e fortalecimento do time;
  • ter aspirações inovadoras e buscar soluções para desafios continuamente;
  • ser flexível na hora de lidar com problemas e saber a hora de ceder e ser firme em seus ideais;
  • ter bom relacionamento e conhecer a melhor maneira de lidar com seus colegas de trabalho;
  • incentivar os colegas diante de adversidades e estimular o engajamento em projetos da empresa.

Entenda que os líderes precisam ser exemplos

Para que os futuros líderes de uma empresa sejam profissionais capazes e bem orientados, é preciso que os atuais gestores tenham consciência de que é necessário dar um bom exemplo para todos os funcionários.

A forma de se portar, conduzir e como reagir diante das mais diversas situações é o referencial de todo o time. As ações de um guia ensinam a todos os colaboradores como se comportar. 

Portanto, aqueles que detêm a responsabilidade de comandar um grupo devem ter sempre em mente que estão sendo observados e que estão sendo referência para a formação de novos líderes.

Ter o comportamento e mindset adequado para o cargo é essencial para os futuros mentores estarem alinhados aos valores da companhia.

Invista em educação corporativa

É muito importante que a empresa estimule a capacidade de liderança dos seus colaboradores. Dessa forma, torna-se mais fácil reconhecer as aptidões em cada indivíduo e também despertar o interesse pela liderança e, consequentemente, o engajamento para o aprendizado que a função exige.

Investir em educação corporativa vai além da formação de novos líderes — ela capacita todos os colaboradores. Dedicar tempo e investimento financeiro a essa iniciativa pode fazer com que as pessoas conheçam, aprendam e dominem os valores e regras da empresa.

Além disso, se entende sobre os aspectos operacionais de diversos setores, o conhecimento técnico segundo as demandas do mercado e a usabilidade de ferramentas tecnológicas que otimizam a rotina de trabalho. Sem falar que ensina como abordar questões comportamentais e fortalecer a capacidade estratégica de todos os envolvidos.

Geralmente, a educação corporativa é pautada nos seguintes princípios básicos: visão para o futuro, pensamento sustentável, continuidade do aprendizado, aproximação dos colegas de trabalho, competitividade saudável, cidadania e parceria.

Estimule a satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho leve deixa os colaboradores mais confortáveis, fazendo com que haja aumento na sensação de bem-estar no ambiente laboral. Já a satisfação profissional pode ser estimulada por meio de iniciativas, como os feedbacks constantes.

Esses aconselhamentos positivos geram reconhecimento do trabalho desempenhado. Já os negativos, devem ser dados sempre acompanhados de incentivo para a melhoria. Também é importante investir em uma política de bonificação para metas alcançadas, além de premiações para colaboradores que tenham performances de destaque.

Todas essas iniciativas contribuem para o profissional estar satisfeito em trabalhar na empresa, culminando na retenção de talentos. Ou seja, estando feliz em trabalhar na companhia, o colaborador reconhece o valor do cargo que ocupa no mercado e não busca ativamente outras oportunidades de trabalho, se tornando fiel e engajado à companhia em que trabalha.

Torne a comunicação clara e transparente

Fazer com que a comunicação fique clara entre gestores e colaboradores é imprescindível para o sucesso da empresa na totalidade. Em um aspecto voltado para o desenvolvimento de líderes, esse fator, mais uma vez, conta como exemplo de comportamento a ser seguido e também para a questão exposta anteriormente, gerar satisfação e bem-estar no ambiente.

A transparência na relação demonstra que os colaboradores podem confiar em seus gestores e superiores, o que também estimula uma boa relação e engajamento do time. Essa relação pode, com mais naturalidade, fazer com que floresçam e se destaquem nos funcionários as características apreciadas em um guia.

Promova a autonomia

Devido aos resultados positivos, podemos dizer que a autonomia é uma excelente maneira de motivar os colaboradores a serem líderes. Explicando sobre o poder da motivação, o livro “Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us”, escrito por Daniel H. Pink, revela que é a força que nos move em direção a objetivos e metas.

Para criar uma cultura propícia ao desenvolvimento de líderes por meio da promoção da autonomia, é fundamental cultivar um ambiente que incentive a responsabilidade, o aprendizado e a liderança em todos os níveis da organização.

Para isso, a empresa pode encorajar os líderes em potencial a assumirem responsabilidades adicionais em projetos e equipes. Essa estratégia permite que tomem decisões e ganhem experiência prática em liderança.

Outra prática é o compartilhamento de informações sobre a visão, missão e estratégia da organização. Quanto mais os profissionais internos entenderem o contexto e os objetivos da empresa, mais capazes serão de liderar efetivamente.

Também é interessante desenvolver projetos ou iniciativas que exijam liderança. Por exemplo, um projeto de melhoria de processos pode ser liderado por alguém que deseja desenvolver suas habilidades de liderança.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Estabeleça metas desafiadoras

Ao estabelecer metas desafiadoras, a empresa impulsiona o desenvolvimento de habilidades de liderança nos colaboradores de alto rendimento. Essa estratégia é incentivada no livro “Mindset: The New Psychology of Success”, escrito por Carol S. Dweck. Na prática, as metas fazem parte do Mindset de crescimento.

Nesse conceito, os profissionais com perfil de liderança são estimulados a se esforçarem para atingir objetivos e superar os desafios que aparecem pelo caminho. Como consequência, alcançam elevados níveis de conquistas e felicidade profissional.

Existem algumas metas específicas e ambiciosas para os colaboradores que desejam desenvolver habilidades de liderança. Por exemplo, a empresa pode definir metas relacionadas ao alcance de objetivos de equipe, à liderança de projetos estratégicos ou ao desenvolvimento de competências específicas.

Ademais, é recomendável realizar avaliações regulares das competências de liderança dos profissionais. Isso ajuda a acompanhar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos e identificar áreas que precisam ser fortalecidas.

Você pode gostar de: Invista em futuros líderes

Investir no desenvolvimento pessoal

O que deve ser incluído em um programa eficiente de desenvolvimento pessoal? Entre outros fatores, é necessário abordar habilidades essenciais para líderes, como comunicação, resolução de conflitos, inteligência emocional e habilidades interpessoais. Para tanto, a empresa pode utilizar workshops ou cursos de coaching.

Podemos apontar outra estratégia eficiente: o feedback 360 graus. Envolve a coleta de conselhos de colegas, subordinados e superiores. Esses podem fornecer informações valiosas sobre o desenvolvimento pessoal.

Visando a formação de uma estrutura sustentável para o desenvolvimento, a organização deve incentivar a busca por educação continuada e aprendizado. Uma das maneiras de atingir esse objetivo, é facilitando o ingresso dos colaboradores em cursos de especialização, graduação e pós-graduação.

Ao oferecer benefícios voltados para esse fim (por exemplo, descontos em instituições de ensino), com o tempo, a empresa ganha um número crescente de profissionais altamente qualificados. Dessa forma, se aumenta o volume de candidatos para se ocupar um cargo de liderança.

É crucial que os gestores estejam envolvidos de perto com cada membro de sua equipe, acompanhando seu progresso e desafios de forma contínua. Ao fazer isso, os gestores podem identificar oportunidades de desenvolvimento individual e oferecer os incentivos necessários para o crescimento profissional de cada colaborador.

Além disso, o acompanhamento constante ajuda a alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores com os objetivos da empresa, contribuindo para o sucesso organizacional. Quando os gestores estão comprometidos em orientar e apoiar ativamente suas equipes, fortalecem a cultura de aprendizado e crescimento na organização.

Em resumo, investir em um ambiente propício para o desenvolvimento de líderes é investir na saúde organizacional e nos futuros frutos colhidos por essa empresa. Neste artigo, você viu a importância da figura do líder e conferiu algumas dicas de como adequar a cultura da empresa para que esse colaborador seja bem desenvolvido!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.