Aprenda como criar um ambiente propício para o desenvolvimento de líderes

Por Robert Half 3 de dezembro de 2019

O conceito de chefe é, muitas vezes, negativamente estigmatizado. Isso porque a figura do superior é vista como aquele indivíduo que exerce pressão excessiva, que não incentiva os colaboradores e só destaca acontecimentos negativos. Diante desse cenário, o mercado, de forma geral, passou a valorizar a figura dos líderes.

O líder não apenas diz o que é preciso fazer, ele mostra a direção e caminha junto dos colaboradores. Ele não exerce a hierarquia como forma de separar comandantes dos comandados, ele se iguala aos colegas de trabalho e compartilha informações visando o crescimento conjunto. Além disso, ele influencia comportamentos e pensamentos de seus liderados.

Diante desse papel tão importante, é preciso dedicar tempo e investir na formação desses indivíduos dentro de uma organização. Continue a leitura e saiba como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes!

Entenda a importância de investir no desenvolvimento de líderes

O líder é o responsável por transmitir os valores da empresa aos colaboradores de seu time, zelar pelo desempenho, engajamento e desenvolvimento de pessoas e cuidar para que os processos internos sejam facilitados e aprimorados.

É muito interessante para uma organização que seus líderes sejam moldados de acordo com o que é mais importante para a empresa, ou seja, seus valores, base da cultura organizacional implantada na instituição.

Um líder que conhece bem essas normas tão valiosas para a empresa saberá como conduzir um time inteiro para o sucesso. Porém, é bom não contar apenas com as características que afloram naturalmente em um guia. É preciso lapidar e investir no desenvolvimento dessas habilidades para que as decisões sejam acertadas e para que esse líder seja sempre justo e honesto em suas atitudes.

Saiba como criar uma cultura propícia ao desenvolvimento de líderes

A cultura organizacional e os valores de uma empresa são importantes para manter os objetivos alinhados e o bem-estar no ambiente de trabalho. Para que a organização consiga sucesso ao desenvolver seus futuros mentores, alguns ajustes devem ser feitos na cultura.

Confira a seguir algumas dicas de como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes!

Aprenda a identificar colaboradores com perfil para a liderança

As características de um líder podem aparecer ainda na infância ou na idade adulta — não existe uma regra para isso. Essas nuances da personalidade são demonstradas no dia a dia, por isso, os gestores precisam estar atentos para identificá-las em todas as situações da rotina de trabalho, seja em um grande projeto, ou em pequenos atos, como o auxílio a um colega. São características de um líder:

  • ser claro e transparente na comunicação com os colegas e superiores;
  • compartilhar os conhecimentos e informações com colegas visando o crescimento da empresa e fortalecimento do time;
  • ter aspirações inovadoras e buscar soluções para desafios continuamente;
  • ser flexível na hora de lidar com problemas e saber a hora de ceder e ser firme em seus ideais;
  • ter bom relacionamento e conhecer a melhor maneira de lidar com seus colegas de trabalho;
  • incentivar os colegas diante de adversidades e estimular o engajamento em projetos da empresa.

Entenda que os líderes precisam ser exemplos

Para que os futuros líderes de uma empresa sejam profissionais capazes e bem orientados, é preciso que os atuais gestores tenham consciência de que é necessário dar um bom exemplo para todos os funcionários. A forma de se portar, conduzir e como reagir diante das mais diversas situações é o referencial de todo o time. As ações de um guia ensinam a todos os colaboradores como se comportar. 

Portanto, aqueles que detêm a responsabilidade de comandar um grupo devem ter sempre em mente que estão sendo observados e que estão sendo referência para a formação de novos líderes. Ter o comportamento e mindset adequado para o cargo é essencial para que os futuros mentores estejam alinhados aos valores da companhia.

Invista em educação corporativa

É muito importante que a empresa estimule a capacidade de liderança em seus colaboradores. Dessa forma, torna-se mais fácil reconhecer as aptidões em cada indivíduo e também despertar o interesse pela liderança e, consequentemente, o engajamento para o aprendizado que a função exige.

Investir em educação corporativa vai além da formação de novos líderes — ela capacita todos os colaboradores. Dedicar tempo e investimento financeiro a essa iniciativa pode fazer com que as pessoas conheçam, aprendam e dominem:

  • valores e regras da empresa;
  • aspectos técnicos e operacionais de diversos setores;
  • conhecimento técnico de acordo com as demandas do mercado;
  • usabilidade de ferramentas tecnológicas que otimizam a rotina de trabalho;
  • questões comportamentais e capacidade estratégica.

Geralmente, a educação corporativa é pautada nos seguintes princípios básicos:

  • visão para o futuro;
  • pensamento sustentável;
  • continuidade do aprendizado;
  • aproximação dos colegas de trabalho;
  • competitividade saudável;
  • cidadania;
  • parceria.

Estimule a satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho leve deixa os colaboradores mais confortáveis, fazendo com que haja aumento na sensação de bem-estar no ambiente laboral. Já a satisfação profissional pode ser estimulada com uma série de iniciativas como:

  • feedbacks constantes — os positivos geram reconhecimento do trabalho desempenhados, e os negativos devem ser dados sempre acompanhados de incentivo para a melhoria;
  • política de bonificação para metas alcançadas;
  • premiações para colaboradores que tenham performances de destaque.

Todas essas iniciativas contribuem para que o profissional esteja satisfeito em trabalhar na empresa, culminando na retenção de talentos. Ou seja, estando feliz em trabalhar na companhia, o colaborador reconhece o valor do cargo que ocupa no mercado e não busca ativamente outras oportunidades de trabalho, se tornando fiel e engajado à companhia em que trabalha.

Torne a comunicação clara e transparente

Fazer com que a comunicação fique clara entre gestores e colaboradores é imprescindível para o sucesso da empresa como um todo. Em um aspecto voltado para o desenvolvimento de líderes, esse fator, mais uma vez, conta como exemplo de comportamento a ser seguido e também para a questão exposta anteriormente, gerar satisfação e bem-estar no ambiente.

A transparência na relação demonstra que os colaboradores podem confiar em seus gestores e superiores, o que também estimula uma boa relação e engajamento do time. Essa relação pode, com mais naturalidade, fazer com que floresçam e se destaquem nos funcionários as características apreciadas em um guia.

Como você pôde ver, investir em um ambiente propício para o desenvolvimento de líderes é investir na saúde organizacional e nos futuros frutos colhidos por essa empresa. Neste artigo, você viu a importância da figura do líder e conferiu algumas dicas de como adequar a cultura da empresa para que esse colaborador seja bem desenvolvido!

Gostou deste conteúdo sobre desenvolvimento de líderes? Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkdIn e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...