12 benefícios e dicas para contratar uma consultoria de recrutamento para sua empresa

Uma consultoria de recrutamento tem objetivos que contemplam profissionais e empresas. Enquanto ajudam os candidatos a encontrar uma nova oportunidade no mercado, contribuem para que as organizações contratem a pessoa ideal para seus cargos em aberto.

Envie sua vaga

Mesmo em época de crises, como a que estamos passando devido ao coronavírus, a atuação de uma equipe especializada pode resolver os problemas relacionados aos processos de recrutamento e seleção, garantindo que os contratantes tenham acesso a todos os benefícios agregados a este serviço. Quer saber quais são essas vantagens? Acompanhe nosso artigo.

Otimiza contratações

Usar uma consultoria de recrutamento otimiza as contratações. Os recrutadores coletam e avaliam currículos, verificam referências e filtram candidatos talentosos, usando as melhores técnicas de entrevista, para que as empresas não precisem ter todo esse trabalho e já recebam as indicações de profissionais aptos ao cargo e alinhados à cultura do negócio.

Vale destacar que uma consultoria experiente tem o conhecimento necessário para conduzir uma entrevista remota com a mesma eficiência de uma seleção presencial. 

 

Confira também: Como fazer entrevista por vídeo | Robert Half

Ajuda a reduzir o turnover

O anúncio de uma vaga de emprego tem como objetivo atrair candidatos, e pode chamar a atenção de um número elevado de pessoas que estão em busca de uma oportunidade. No entanto, nem todos vão ser compatíveis com o cargo e com as políticas da empresa.

Ainda que a empresa invista um tempo considerável para filtrar, avaliar e entrevistar esses profissionais, ela pode fazer a escolha errada. Aqueles que não se identificam com os objetivos do negócio tendem a ser desligados ou pedir para sair, aumentando o turnover.

Um recrutamento eficiente reduz essa possibilidade, o que traz economia de tempo e dinheiro à empresa. 

Aumenta a retenção de talentos

As consultorias de recrutamento podem alcançar profissionais que a sua empresa talvez não conseguiria encontrar por conta própria. Somado aos mecanismos utilizados para reduzir o turnover, o resultado só poderia ser um: a retenção de talentos.

Recrutadores experientes conseguem identificar os indivíduos mais adequados à realidade do negócio e com expectativas em relação ao salário, benefícios e plano de carreira que estejam alinhadas ao que a empresa oferece. Com isso, a tendência é que os contratos de trabalho durem um tempo considerável.

Você também pode gostar de: Veja quais são as melhores práticas na retenção de talentos

Acesso aos melhores candidatos

Com a pandemia, muitas empresas encerraram suas atividades ou enxugaram o quadro de colaboradores. Isso fez com que muitos talentos ficassem disponíveis no mercado.

Colaboradores com formação técnica, reconhecimento e experiência são ingredientes básicos para a composição de equipes de sucesso — e muitas organizações sabem disso —, o que significa que esses grandes profissionais não ficarão muito tempo à disposição das empresas.

O capital humano é o ativo mais valioso para os negócios e, a partir do momento que esses talentos estão buscando uma nova oportunidade, as empresas começam a competir por eles. É aí que entram as empresas de recrutamento, que têm acesso a uma variedade de candidatos talentosos em seu banco de dados.

Executivos de alta performance não vão em busca de vagas em fóruns comuns. Eles já sabem onde as melhores vagas são publicadas — e o papel da empresa de recrutamento é promover o encontro entre a empresa e esse candidato. 

Leia também: Como fazer a contratação de executivos e selecionar um candidato qualificado

Melhora a experiência do candidato

A experiência do candidato é fundamental para que a empresa possa se consolidar no mercado como marca empregadora de sucesso.

Mesmo na etapa do recrutamento, os profissionais podem ter uma imagem real dos negócios. A segurança promovida pela mediação de uma consultoria de recrutamento traz mais seriedade para o negócio.

Grandes empresas costumam ter um índice positivo de retenção de talentos, por isso, seus candidatos esperam que suas seleções sejam realizadas com profissionalismo e eficiência. As prestadoras de serviço em recrutamento especializado cumprem bem esse papel, evidenciando a seriedade da contratante e impulsionando sua marca. 

Conhecimento sobre o mercado

Se em épocas tranquilas o conhecimento sobre o mercado já é uma grande vantagem, durante a pandemia ele se torna um benefício fundamental.

Isso porque já faz parte da rotina de uma empresa de recrutamento se manter atualizada sobre as últimas notícias do mercado de trabalho, da economia do Brasil e do mundo, do desenvolvimento humano e outras notícias pertinentes à gestão de pessoas e contratação de profissionais.

Esse apoio é de extrema importância no contexto atual. Além de guiar os processos de maneira adequada à realidade, essas empresas têm conhecimento suficiente para aconselhar a empresa e apoiar as melhores decisões em relação à contratação em épocas de crise.

Dessa forma, os processos são realizados de maneira muito mais segura, evitando custos desnecessários ou até mesmo uma contratação equivocada. 

Se a realidade da sua empresa demanda contratações mesmo em época de crise, a dica para encontrar uma boa consultoria de recrutamento é observar a expertise da equipe e experiência de mercado. Dessa forma, você evita problemas e garante os benefícios expostos neste material.

Uma consultoria de recrutamento faz mais do que colocar um anúncio de emprego na internet e agendar entrevistas com candidatos. Os serviços de recrutamento mais valiosos são proativos na busca de candidatos em sua área. Para aproveitar ao máximo os serviços de uma consultoria de recrutamento, considere os pontos listados abaixo:

Procure a experiência de especialistas nas áreas em que você deseja contratar

Se a sua empresa é de contabilidade, você obterá o máximo de uma consultoria especializada na contratação de contadores e profissionais especialistas em impostos. Se você trabalha na indústria criativa, você vai querer encontrar designers, desenvolvedores e profissionais criativos em geral com experiência na área.

Procure uma empresa de recrutamento com especialistas em uma área específica, pois os profissionais desta consultoria saberão contratar, afinal, esses profissionais que agora buscam colaboradores para preencher vagas já trabalharam antes na mesma área de atuação.

Seu conhecimento e experiência no setor ajudam a garantir que candidatos e empregadores sejam compatíveis. Um candidato de uma empresa especializada geralmente faz o trabalho com mais rapidez e precisão do que um candidato de baixo custo de uma consultoria generalista.​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Seja direto em relação ao que você precisa

Comunique claramente os requisitos da sua empresa e o tempo que você precisa para contratar uma pessoa. Também é uma boa ideia que os seus representantes na consultoria conheçam o seu local de trabalho em primeira mão. E experiência lhes dá um senso melhor da cultura da sua empresa, do ambiente de trabalho e, mais importante, do tipo de pessoa que será um fit excelente para a sua organização.

Eles também poderão aconselhar você qual tipo de funcionário será melhor para as suas necessidades: temporário, parcial ou integral. Nem toda função requer um colaborador integral. A contratação de profissionais temporários por meio de uma empresa de serviços de pessoal permite que você resolva os picos de carga de trabalho e obtenha acesso a conhecimentos especializados - e pague por isso - apenas pelo tempo que precisar.

Simplifique o processo de contratação

É possível que um ótimo funcionário em potencial nunca encontre seu anúncio de emprego. As melhores consultorias de recrutamento têm amplas redes e mantêm os currículos de milhares de profissionais locais qualificados em arquivo. É por isso que, ao ver suas necessidades de uma posição, as consultorias podem fornecer a você um candidato mais próximo do que você precisa. Eles também economizam o tempo de vasculhar currículos de candidatos não qualificados.

Além de buscar o funcionário perfeito, as consultorias de recrutamento lidam com os aspectos mais demorados do processo de contratação, incluindo a entrevista inicial, testes de habilidades e verificações de referências. E como os especialistas em recursos humanos dedicam seu dia de trabalho a encontrar soluções de recursos humanos, eles podem se mover muito mais rápido. Se você decidir fazer isso sozinho, a procura de emprego pode prosseguir apenas na velocidade que sua agenda permitir.

Quando você usa uma consultoria de recrutamento, não precisa perder o tempo valioso dedicado às suas responsabilidades principais até conseguir receber candidatos de primeira linha.

Faça Follow-Up

Seu trabalho com uma empresa de recrutamento não deve terminar assim que um contratado aceitar a oferta de trabalho. As empresas de recrutamento têm interesse no sucesso de ambas as partes.

Mantenha os recrutadores informados sobre quaisquer mudanças em seus requisitos. Depois que um funcionário entrar, revise o progresso dessa pessoa com a consultoria várias vezes durante suas primeiras semanas no trabalho. Manter a comunicação e fornecer feedback permite entender melhor como atendê-lo e como realizar contratações da maneira correta.

Tome as rédeas se o processo der errado

Em muitos casos, empresas de recrutamento e seleção trabalharam com um candidato com um caráter temporário ou consultivo. Isso dá aos especialistas em recrutamento uma boa ideia sobre se o potencial contratado será capaz de cumprir com os padrões e se encaixar com a cultura da empresa. Apesar dos melhores esforços de todos, nem sempre uma contratação dará certo.

Nesta situação, determine primeiro se o contratado não encaixou corretamente ou se a própria consultoria não foi boa para você. A maneira como a consultoria de recrutamento responde a esses problemas lhe dirá muito: ela se esquiva da responsabilidade ou trabalha com você para encontrar uma solução? Nunca hesite em cortar laços se a consultoria trabalhar de maneira insatisfatória.

Utilize ao máximo os serviços da agência de recrutamento

Se a agência de recrutamento fornecer recursos de treinamento para seus candidatos cadastrados, incentive seus funcionários a usá-los. Este treinamento garante que sua empresa tenha acesso a candidatos qualificados com um amplo conjunto de habilidades e especializações no setor em que sua companhia atua.

Os profissionais podem receber capacitação e aprenderem novas habilidades no trabalho de maneira gratuita, e isso beneficia todos os envolvidos. Sangue novo no escritório pode trazer ideias e perspectivasnovas. Um profissional interino contratado por possuir habilidades que não estavam disponíveis internamente na empresa pode transmitir um grau de conhecimento especializado ao pessoal em tempo integral enquanto realiza o trabalho.

Ao trabalhar com uma agência de recrutamento, você pode atingir suas metas de negócios e encontrar a equipe ideal para sua organização, economizando tempo e dinheiro no processo.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.