6 benefícios de contratar uma consultoria de recrutamento para sua empresa

Por Robert Half on 20 de julho de 2020

Uma consultoria de recrutamento tem objetivos que contemplam profissionais e empresas. Enquanto ajudam os candidatos a encontrar uma nova oportunidade no mercado, contribuem para que as organizações contratem a pessoa ideal para seus cargos em aberto.

Mesmo em época de crises, como a que estamos passando devido ao coronavírus, a atuação de uma equipe especializada pode resolver os problemas relacionados aos processos de recrutamento e seleção, garantindo que os contratantes tenham acesso a todos os benefícios agregados a este serviço. Quer saber quais são essas vantagens? Acompanhe nosso artigo.

1. Otimiza contratações

Usar uma agência de recrutamento otimiza as contratações. Os recrutadores coletam e avaliam currículos, verificam referências e filtram candidatos talentosos, usando as melhores técnicas de entrevista, para que as empresas não precisem ter todo esse trabalho e já recebam as indicações de profissionais aptos ao cargo e alinhados à cultura do negócio.

Vale destacar que uma agência experiente tem o conhecimento necessário para conduzir uma entrevista remota com a mesma eficiência de uma seleção presencial. 

2. Ajuda a reduzir o turnover

O anúncio de uma vaga de emprego tem como objetivo atrair candidatos, e pode chamar a atenção de um número elevado de pessoas que estão em busca de uma oportunidade. No entanto, nem todos vão ser compatíveis com o cargo e com as políticas da empresa.

Ainda que a empresa invista um tempo considerável para filtrar, avaliar e entrevistar esses profissionais, ela pode fazer a escolha errada. Aqueles que não se identificam com os objetivos do negócio tendem a ser desligados ou pedir para sair, aumentando o turnover.

Um recrutamento eficiente reduz essa possibilidade, o que traz economia de tempo e dinheiro à empresa. 

3. Aumenta a retenção de talentos

As agências de recrutamento podem alcançar profissionais que a sua empresa talvez não conseguiria encontrar por conta própria. Somado aos mecanismos utilizados para reduzir o turnover, o resultado só poderia ser um: a retenção de talentos.

Recrutadores experientes conseguem identificar os indivíduos mais adequados à realidade do negócio e com expectativas em relação ao salário, benefícios e plano de carreira que estejam alinhadas ao que a empresa oferece. Com isso, a tendência é que os contratos de trabalho durem um tempo considerável.

4. Acesso aos melhores candidatos

Com a pandemia, muitas empresas encerraram suas atividades ou enxugaram o quadro de colaboradores. Isso fez com que muitos talentos ficassem disponíveis no mercado.

Colaboradores com formação técnica, reconhecimento e experiência são ingredientes básicos para a composição de equipes de sucesso — e muitas organizações sabem disso —, o que significa que esses grandes profissionais não ficarão muito tempo à disposição das empresas.

O capital humano é o ativo mais valioso para os negócios e, a partir do momento que esses talentos estão buscando uma nova oportunidade, as empresas começam a competir por eles. É aí que entram as empresas de recrutamento, que têm acesso a uma variedade de candidatos talentosos em seu banco de dados.

Executivos de alta performance não vão em busca de vagas em fóruns comuns. Eles já sabem onde as melhores vagas são publicadas — e o papel da empresa de recrutamento é promover o encontro entre a empresa e esse candidato. 

5. Melhora a experiência do candidato

A experiência do candidato é fundamental para que a empresa possa se consolidar no mercado como marca empregadora de sucesso.

Mesmo na etapa do recrutamento, os profissionais podem ter uma imagem real dos negócios. A segurança promovida pela mediação de uma consultoria de recrutamento traz mais seriedade para o negócio.

Grandes empresas costumam ter um índice positivo de retenção de talentos, por isso, seus candidatos esperam que suas seleções sejam realizadas com profissionalismo e eficiência. As prestadoras de serviço em recrutamento especializado cumprem bem esse papel, evidenciando a seriedade da contratante e impulsionando sua marca. 

6. Conhecimento sobre o mercado

Se em épocas tranquilas o conhecimento sobre o mercado já é uma grande vantagem, durante a pandemia ele se torna um benefício fundamental.

Isso porque já faz parte da rotina de uma empresa de recrutamento se manter atualizada sobre as últimas notícias do mercado de trabalho, da economia do Brasil e do mundo, do desenvolvimento humano e outras notícias pertinentes à gestão de pessoas e contratação de profissionais.

Esse apoio é de extrema importância no contexto atual. Além de guiar os processos de maneira adequada à realidade, essas empresas têm conhecimento suficiente para aconselhar a empresa e apoiar as melhores decisões em relação à contratação em épocas de crise.

Dessa forma, os processos são realizados de maneira muito mais segura, evitando custos desnecessários ou até mesmo uma contratação equivocada. 

Se a realidade da sua empresa demanda contratações mesmo em época de crise, a dica para encontrar uma boa consultoria de recrutamento é observar a expertise da equipe e experiência de mercado. Dessa forma, você evita problemas e garante os benefícios expostos neste material.

A Robert Half pode ajudar. Aproveite e veja por que você deve escolher o recrutamento especializado na hora de contratar.

Hide Breadcrumb
Off
Hide Title
Off

More From the Blog...