5 dicas para melhorar a valorização dos funcionários

Por Robert Half on 11 de março de 2020

Você daria a si mesmo uma estrela de ouro pelos seus esforços em matéria de valorização de colaboradores? Se a resposta for afirmativa, maravilhoso! Porém, para alguns gerentes, o reconhecimento dos funcionários não é algo muito frequente. E é aí que está o erro!

Para atingir seu máximo efeito, o reconhecimento dos colaboradores pode e deve ocorrer durante o ano inteiro. Feito corretamente, um programa eficaz de reconhecimento de funcionários pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Maior motivação dos colaboradores
  • Melhor atendimento ao cliente e maior eficiência no trabalho devido ao maior engajamento dos funcionários
  • Reforça o comportamento positivo
  • Ajuda os colaboradores a sentir uma conexão maior com a empresa do que alguém que simplesmente recebe um salário regular
  • Reduz os níveis de estresse, permitindo que os integrantes da equipe se concentrem em ações e comportamentos positivos

Se você puder contar nos dedos o número de vezes que agradeceu a sua equipe nos últimos meses, pode estar precisando de um manual de valorização dos funcionários. Aqui apresentamos cinco dicas que podem ajudá-lo a incorporar facilmente o reconhecimento dos funcionários nas suas atividades diárias, para que a sua equipe receba os elogios que ela merece o ano inteiro.

1. Seja genuíno e pontual

Quando os funcionários vão além do que é obrigatório, não hesite em reconhecê-los. Quanto antes você reconhecer a conquista, maior será o impacto.

2. Considere uma variedade de opções

O dinheiro não é a única recompensa de peso. Dias de férias, ingressos para o cinema e até cartões escritos à mão podem significar muito. Pergunte aos funcionários que tipo de reconhecimento eles acham mais satisfatórios para garantir que o seu programa de reconhecimento seja relevante para eles.

3. Reconhecimento na medida da conquista

Um sincero "obrigado" pode ser suficiente para realizações menores, mas um desempenho verdadeiramente notável deve ser reconhecido com mais cerimônia.

4. Acompanhe as realizações

Considere as conquistas dos funcionários para poder destacá-las durante reuniões e análises de desempenho.

5. Desenvolva uma cultura de valorização

Os elogios dos colegas costumam ser tão significativos quanto o reconhecimento de um gerente. Portanto, não deixe de apoiar uma cultura corporativa que incentive os integrantes da sua equipe a se elogiar abertamente por um trabalho bem-feito.

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.

 

QUER TRABALHAR COM A GENTE?

Se você deseja fazer parte de uma empresa que está mudando a forma como é feito o recrutamento na América Latina, junte-se a nós!

More From the Blog...