Fique alerta no trabalho – e sem café!

Em um mundo perfeito, conseguiríamos dormir 8 horas de sono todas as noites. A realidade é que sobrevivemos com cada vez menos tempo de descanso, graças às longas horas de trabalho no escritório, dedicação à vida familiar e outros compromissos. A falta de sono leva à perda de foco e concentração no trabalho – e isso não é surpresa para ninguém. Da próxima vez em que você sentir falta de uma soneca no escritório, considere colocar alguma dessas dicas em prática:

Faça a “respiração do fogo”
Se você já praticou yoga, provavelmente conhece essa técnica que envolve inspiração e expiração rápidas e rítmicas pelo nariz, puxando o abdômem para dentro e para fora durante o processo, para garantir o vigor da respiração. Essa técnica é conhecida por melhorar o bem-estar, além de aumentar a concentração. Tente fazê-la por 30 segundos quando estiver “pescando” na mesa de trabalho.

Pressione pontos de acupuntura
Muitos estudos ainda buscam descobrir exatamente como eles funcionam, mas pesquisas já apontam que pressionar pontos de acupuntura pode fazer com que você fique mas alerta. Pressione com os dedos as seguintes áreas: o pescoço (na altura da mandíbula) em ambos os lados, logo abaixo dos joelhos e o topo da cabeça. Essa técnica pode reduzir a sonolência durante o dia. Se não funcionar e você se mantiver cético, por que não usar a hora de almoço para fazer uma massagem e tirar um cochilo ao mesmo tempo? Recarregue as baterias em uma soneca de 30 minutos. Existe uma razão para muitas empresas adotarem essa prática.

Faça tarefas simples quando estiver exausto
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo está ganhando má reputação, mas em algum momento do dia você estará exausto demais para uma tarefa que exige muito foco e energia criativa. Quando se sentir assim, largue o que extiver fazendo e opte por tarefas que não precisam de muita concentração – como fazer back up de seus arquivos no computador, por exemplo. Você continuará sendo produtivo, resolvendo mais uma tarefa da sua lista interminável de afazeres, e também pode ganhar um pouco de energia para continuar o trabalho do dia. Assista a um vídeo divertido Todos sabem: as redes sociais estão cheias de vídeos engraçados com bebês e animais. A melhor hora para clicar nesses links é quando você estiver caindo de sono na sua mesa. A respiração fica mais profunda quando rimos, e a oxigenação extra estimula o cérebro, coração e músculos. Além disso, rir ajuda na produção de endorfinas, promovendo bem-estar e fazendo com que seja impossível adormecer depois.

Esse texto á uma adaptação de um artigo publicado no blog Work Life Asia. Clique aqui para ver o original.

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