As ferramentas dos líderes do futuro

Por Robert Half 12 de julho 2018

Por Juliana Porto

As empresas hoje estão lidando com as complexidades apresentadas pela aceleração em massa da tecnologia. Os líderes do futuro vão precisar, cada vez mais, lidar com uma abordagem muito mais holística do que as empresas estavam acostumadas. Isso abrange as esferas econômicas, ambientais, sociais e de governança. Os novos gestores não poderão mais lidar com estes assuntos de forma separada. Será preciso, cada vez mais, colaboração, criatividade e receptividade.

Veja cinco habilidades que serão desejadas pelos líderes do futuro, de acordo com o portal Inc.

Visão geral

Os líderes precisarão de capacidade de buscar valor para todas as partes interessadas do negócio. O ecossistema de acionistas de uma empresa inclui não só os investidores, mas também seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades. Os líderes deverão ser capazes de visualizar os efeitos em cascata de qualquer ação dessas partes interessadas e agir de forma estratégica e proativa para envolvê-los como parceiros em uma jornada comum.

Escuta profunda

O envolvimento com as partes interessadas inclui a capacidade de ouvir perguntas e discuti-las. Grandes inovações podem vir de um trabalhador da linha de montagem ou um membro silencioso da equipe. Um líder de sucesso do futuro precisará ser receptivo.

Autenticidade

Os líderes deverão ser capazes de seguir sua intuição com clareza e confiança. Mas estar em contato com a intuição exige um alto nível de autenticidade, removendo barreiras pessoais e preconceitos.

Coragem

Uma intuição clara será necessária para ver o caminho de tecnologias disruptivas, mudanças climáticas, demográficas e disponibilidade de recursos. Decisões para mudar radicalmente o curso, às vezes, precisarão ser feitas. Quando a visão geral nos dá um horizonte sobre os desequilíbrios em um sistema que acabará se tornando insustentável, precisaremos, corajosamente, pedir uma nova estratégia.

Humildade

A grande maioria da população tem acesso à Internet e pode envolver, criar e difundir opiniões. Os líderes precisam saber que todos têm presentes a oferecer e devem honrar a responsabilidade de cada um. Um líder de sucesso precisará ser um gerente de projeto ou um facilitador. A tarefa requer grandeza em favor de um bem maior.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

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