Por Juliana Porto

O ano novo acabou de começar, o sol está escaldante lá fora e você ainda não esqueceu aqueles dias de folga na praia.

Ou, ainda, não consegue parar de pensar naquela viagem à Bahia que planeja para o Carnaval. Pior: crianças em férias não param de ligar reclamando por mais atividades nas férias. São muitos os motivos para desviar sua atenção no trabalho. Assim, não há produtividade que resista! Que tal melhorar seu desempenho? Separamos sete dicas para você refletir neste início de ano: 

1. Planeje-se!

Em boa parte das empresas, o volume de trabalho é menor nas primeiras semanas do ano. Que tal separar estes dias mais tranquilos para organizar sua agenda e preparar as metas da carreira este ano? Esta é uma boa forma para começar.

2. Crie uma rotina:

Faça uma lista de tarefas com o que precisa ser feito ao longo do dia ou da semana, de acordo com sua preferência. O próximo passo é cumpri-las! Com o passar do tempo, você conseguirá identificar a melhor forma para fazer isso e adaptá-las à sua vida, como o melhor horário para responder e-mails, por exemplo.

3. Seja organizado

Até uma mesa bagunçada pode atrapalhar a sua produtividade no trabalho. A desorganização toma tempo, ajuda a perder prazos e prejudica sua reputação no escritório. Já organizou suas coisas hoje?

4. Cuidado com as redes sociais

Você já parou para pensar quanto tempo está perdendo no Instagram, Facebook ou Whatsapp? Usadas em excesso durante o período do trabalho elas podem te atrapalhar muito. Seja consciente!

5. Deixe questões pessoais em casa

Há muitos motivos pessoais para ter distração no trabalho: filhos, problemas pessoais, dívidas, aquela viagem marcada. Procure, dentro do possível, não deixar que estes assuntos contaminem o exercício das suas atividades.

6. Tenha qualidade de vida

Busque uma alimentação saudável e nos horários corretos. Não esqueça dos exercícios físicos e de procurar ter uma boa noite de sono. Com corpo e mente sãos, certamente suas tarefas no trabalho vão render muito mais.

7. Fala sobre o que te incomoda

Você está com todos estes quesitos em dia e ainda assim está se vendo procrastinando demais no trabalho? Falta motivação? Converse com o seu gestor sobre o assunto. Pode ser que você esteja precisando de um novo desafio, como um projeto diferente ou uma nova função.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.