Felicidade no trabalho: dicas para espalhar sorrisos pelo escritório

Desde 2013, as Nações Unidas reservaram o dia 20 de março para comemorar o Dia Internacional da Felicidade. A iniciativa concentra-se no importante papel que a felicidade desempenha na vida das pessoas ao redor do mundo, e não há melhor lugar para começar a espalhar felicidade do que um ambiente de trabalho. E não é preciso fazê-lo apenas no dia 20 de março. Que tal deixar cada dia ainda mais feliz?

Porque a felicidade no local de trabalho importa

Segundo Robert Half em Os Segredos das Empresas e Colaboradores mais Felizes, funcionários felizes são os defensores mais eloquentes e persuasivos de suas empresas. Além de propagar otimismo e boa vontade, a felicidade no trabalho é importante porque pode traduzir-se em uma imagem positiva para a empresa (tanto interna como externamente), impulsionando os esforços corporativos de recrutamento e reputação.

"A felicidade é o resumo de uma grande experiência," diz Nic Marks, um dos principais especialistas do mundo em felicidade e CEO e fundador da Happiness Works. "É uma palavra que usamos para resumir a qualidade das experiências no trabalho diário - essencialmente, se estamos nos sentindo bem e fazendo bem."

  • Quais são os benefícios da felicidade no local de trabalho?

Os benefícios da felicidade para a saúde são bem documentados.  Um relatório da Universidade da Califórnia confirma que felicidade e saúde andam de mãos dadas, citando uma série de resultados positivos, inclusive melhora da função cardíaca, sistema imunológico mais forte e até mesmo uma vida mais longa.

Um estudo recente da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriu que trabalhadores felizes são 12% mais produtivos.

A felicidade também pode reduzir as taxas de ausência do trabalho. Segundo pesquisa da Universidade Illinois Wesleyan, funcionários felizes recuperam-se mais rapidamente de doenças e tendem a tirar 15 dias a menos de folga por ano do que seus colegas menos positivos.

Claramente, a felicidade proporciona uma situação em que todos ganham em um ambiente de trabalho. Portanto, seguem algumas maneiras simples de levar positividade àquele lugar que, normalmente, você passa até mais tempo do que em casa.

  • Cumprimentar os colegas de trabalho com um sorriso

Pesquisa publicada no Journal of Experimental Psychology observou que conectar-se com outras pessoas, mesmo estranhos, aumenta a felicidade pessoal. Com isso em mente, uma ótima maneira começar o dia é cumprimentar os colegas com um alegre "Oi". Dar um caloroso "bom dia" aos funcionários da recepção, ao tímido estagiário do escritório ou ao executivo com quem divide uma viagem de elevador espalha o bem-estar por toda a empresa.

  • Reconhecer os esforços dos colegas

Um feedback positivo coloca uma mola nos pés de qualquer um, mas, em um dia de trabalho com pouco tempo disponível, o elogio pode ser economizado, muitas vezes em detrimento da felicidade do funcionário.

Reservar alguns minutos para dar um reluzente feedback pode não somente impulsionar a felicidade, como também ter um impacto positivo na produtividade. A mesma pesquisa dos EUA descobriu que 40% dos trabalhadores colocaria mais energia em seu trabalho se sua contribuição fosse reconhecida mais frequentemente.

  • Surpreender com gentileza

Atos aleatórios de gentileza oferecem uma vantagem ‘dois em um’. De acordo com a Harvard Business School, uma pessoa gentil sente-se mais feliz e a pessoa a quem tal gentileza é feita também sente um pequeno aumento na alegria. Pegue um café de surpresa para um colega no caminho para o trabalho, ajude um colega de trabalho a concluir um projeto em tempo ou dê uma mão para consertar um travamento de papel na impressora. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

  • Fazer do mundo um lugar melhor

A doação faz as pessoas se sentirem bem. A Universidade de Harvard confirmou isso com uma pesquisa que mostra que doar para caridade tem um vínculo direto com a felicidade pessoal. Introduza a ideia em sua empresa, mas, em vez de simplesmente passar o chapéu para obter uma moeda, procure criar um evento inclusivo e cheio de diversão. Procure vender bolos feitos em casa pela equipe da contabilidade, acompanhados de café ou chá preparados pelo pessoal de vendas, para permitir que todos participem da ação.

Desfrute de benefícios duradouros da felicidade

Uma das maiores vantagens da felicidade é que, assim como a risada, ela pode ser contagiante. Não se surpreenda se quaisquer iniciativas de "felicidade" introduzidas estenderem-se por todo o ano. Como uma embaixadora da felicidade corporativa, uma empresa pode ter um impacto direto e duradouro sobre a satisfação, propósito e alegria que toda a equipe obtém em seu ambiente de trabalho.

 

Compartilhar essa página