Por Fernando Mantovani

Como já mencionei em um post anterior, costumo decorar as paredes do meu local de trabalho com frases que me inspiram. Entre as minhas preferidas está uma do ator e profissional de artes marciais Bruce Lee que, em inglês, diz: “If you always put limits on everything you do, physical or anything else, it will spread into your work and into your life. There are no limits. There are only plateaus, and you must not stay there, you must go beyond them.”

Em uma tradução livre, ela ficaria assim: “Se você sempre coloca limites em tudo o que faz, fisicamente ou sobre qualquer outra coisa, isso vai se espalhar para o seu trabalho e sua vida. Não há limites. Existem apenas platôs e você não deve ficar neles, você deve ir além deles.”

No meu entender, não basta apenas você assimilar a frase e se propor a ir além repetidamente. Trata-se de um difícil exercício de deixar o ego de lado para reconhecer de maneira madura o que existe de diferente entre você e quem está um nível acima, aceitar a existência desse degrau, mapear os pontos que precisam ser trabalhados e tomar atitudes para melhorar a sua posição.

Quando você se vir dando passos sólidos em prol do seu desenvolvimento, de uma maneira natural e não porque faz parte do seu trabalho e alguém está te remunerando, isso te causará um sentimento muito positivo de vitória pessoal. Com o tempo, a tendência é que você ingresse em um ciclo de buscar fazer as coisas de uma maneira melhor, em relação ao que foi executado da última vez, seja no campo pessoal ou profissional.

Caso você queira fazer buscas por frases, mensagens ou histórias que te inspirem, compartilho a seguir cinco livros que já li e gostei. Inclusive, com a proximidade do Dia dos Pais, eles podem ser ótimas sugestões de presente.

  • “Agassi: uma autobiografia” (Escrito por André Agassi) - Com uma sinceridade impressionante, André Agassi conta os bastidores da trajetória que o levou ao posto de um dos maiores esportistas do mundo, sem esconder dores, quedas, medos ou rivalidades.
  • “Sonho grande” (Escrito por Cristiane Correa) - O livro é um relato detalhado da história de sucesso de três empresários - Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira -, que ergueram, em pouco mais de quatro décadas, um dos maiores impérios da história do capitalismo brasileiro.
  • “Você está louco! - Uma vida administrada de outra forma” (Escrito por Ricardo Semler) - A obra conta detalhes sobre a carreira do executivo criador de um novo conceito de gestão empresarial, que elevou o nível de fidelidade da equipe e os números do balanço da empresa.
  • “Usain Bolt - mais rápido que um raio” (Escrito por Matt Allen) - A primeira autobiografia do brilhante velocista jamaicano comprova que, na maioria das vezes, o sucesso é resultado da superação de uma sucessão de desafios e de muita dedicação. Não há milagres.
  • “Execução - a disciplina para atingir resultados” (Escrito por Ram Charan e Larry Bossidy) - Nesta obra, os autores explicam motivos que fazem com que o diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

Leia muito, seja para buscar distração, inspiração ou informação. Mais que isso, crie o hábito de refletir sobre a informação ou quem a propaga antes de internalizá-la ou compartilhar com outras pessoas. Isso também fará um bem enorme para o seu progresso!

Projetos Especializados

Quer saber mais sobre essa modalidade de contratação? Acesse o e-book e tire suas dúvidas.

 

* Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half