Por Fernando Mantovani

Um tema que nunca sai de pauta é o comportamento nas redes sociais. Por mais que haja diversas orientações no mercado sobre o que é ou não adequado para as redes, vira e mexe vemos notícias de pessoas que perderam seus empregos porque disseram o que não precisava na internet.

Até onde vai o limite de vigilância das empresas sobre seus funcionários? É ou não é ético? Como separar o pessoal do profissional?

A empresa que você trabalha faz parte de você

Esteja empregado em uma grande ou pequena empresa, você carrega em seu sobrenome a marca dela. Eu, por exemplo, sou o “Fernando da Robert Half”. É assim que a maioria das pessoas me conhece.

Porém, independentemente do nome corporativo, os profissionais deveriam pensar em si mesmos antes emitirem qualquer opinião polêmica, seja sobre o que for. É sua credibilidade e reputação que estão em jogo.

Conheça a estratégia do elevador

Para saber o que dizer na internet, use a estratégia do elevador. Estar com pessoas desconhecidas em uma caixa fechada até que chegue o andar que você deseja é sempre constrangedor.

Antes de escrever algo, reflita:

Ninguém sabe muito bem como se comportar – ou há o silêncio sepulcral ou conversas rasas sobre o clima. Então, antes de escrever qualquer coisa na rede social pense: “Se eu estivesse em um elevador com um monte de desconhecidos, eu falaria isso em voz alta?”. Se a resposta for não, não publique o comentário.

Quando você divulga qualquer coisa na rede social não é possível prever a dimensão que isso tomará. Afinal, dificilmente alguém tem mais de 200 amigos próximos e confiáveis. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede. Boa parte são os desconhecidos do elevador. A questão é que, sim, somos vigiados o tempo todo e precisamos aprender a lidar com isso.

*Fernando Mantovani é diretor de geral da Robert Half no Brasil

Assista à explicação sobre o tema

Assista abaixo à explicação de Vitor Silva, gerente de recrutamento da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

 

Perguntas Frequentes

Nós respondemos as perguntas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série!

ASSISTIR AOS VÍDEOS