Marketing pessoal sem conteúdo não é nada

Por Robert Half 21 de outubro de 2019

É possível que, em sua carreira, você já tenha se deparado com aquele profissional bajulador, que dispara elogios sem critérios, vive ressaltando as próprias qualidades ou atrasa suas entregas apenas para ter o prazer de auxiliar o chefe nas tarefas dele. No meu entender, atitudes como essas não levam ninguém a lugar algum e passam longe de serem caracterizadas como marketing pessoal.

BUSCAR TRABALHO

Para ter uma boa imagem corporativa, é preciso que você e suas ações estejam visíveis ao seu chefe, pares de trabalho e demais líderes da companhia. Mas faça isso com estratégia, bom senso, sinceridade e solidez. Veja quatro caminhos:

  1. Orgulhe-se de quem é - Quando você executa um trabalho com qualidade, cumpre os prazos de entrega e mantém ou supera a expectativa do empregador, fica mais fácil garantir uma posição entre os profissionais de destaque da empresa. O cuidado que você deve ter é se apoiar em dados e fatos, e não apenas em suposições ou percepções do tipo de profissional que você é.
  2. Coloque-se na mira do seu gestor e de pessoas-chave - Apenas fazer um bom trabalho no limite da sua mesa não garante visibilidade para ninguém. Isso também não quer dizer que a cada conclusão de ação você precisa enviar um e-mail para todos informando o quanto tem contribuído para os negócios. O que eu falo é sobre, discretamente, aproveitar oportunidades para fazer um pouco de propaganda pessoal, mas sem características bajuladoras.
  3. Exponha-se para as demais áreas - Muitas empresas desenvolvem projetos especiais com a ajuda de grupos de trabalho multifuncionais, reunindo profissionais de diferentes áreas em prol de uma ação. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas e mostrar, na prática, o seu valor para a companhia, como pessoa e como profissional.
  4. Não tenha medo de dar créditos - Sempre que receber elogios por uma ação que contou com a contribuição de outras pessoas, não deixe de ressaltar esse fato. Além de demonstrar sua maturidade profissional, isso tende a fazer com que você ganhe o respeito tanto de colegas de trabalho quanto da liderança. Afinal, não é mentira aquela frase que diz: “gentileza gera gentileza”.

Ser apenas publicidade sem conteúdo pode iniciar seu caminho para entrar na lista de profissionais sem credibilidade. Tenha em mente que cuidar da sua reputação pensando no longo prazo, cria uma imagem positiva, tanto dentro da empresa como no mercado.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...