Como se destacar no trabalho e se tornar um profissional diferenciado

Por Robert Half 14 de outubro 2016

Por Fernando Mantovani

Ser relevante. Essa é única coisa que me vem à cabeça quando o assunto é como se destacar no trabalho. E não existe fórmula mágica para isso. Ser um profissional diferenciado, está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica.

Em uma reunião, por exemplo, entrar mudo e sair calado é uma boa forma de fazer as pessoas pensarem que você não deveria estar ali. Mas falar qualquer coisa para “contribuir” vai causar o mesmo efeito. Então, prepara-se com antecedência, sempre que possível, e não hesite em dar uma opinião. Ela pode ser o que todos estavam procurando.

Se destacar no trabalho? O que as empresas esperam

Algumas pessoas confundem ser popular na empresa com ser um profissional diferenciado. Ledo engano. Quem nunca ouviu pelos corredores “Fulano é muito legal, mas trabalhar com ele...?!” Não caia nessa armadilha. Ter um bom relacionamento interpessoal é parte importante para trilhar uma boa trajetória na companhia e se destacar no trabalho. Mas no final do dia, isso não vai adiantar, se souber como se destacar no trabalho e não for capaz de entregar os resultados.

Ser relevante é ter algo para oferecer: conhecimento, capacidade analítica, rapidez de resposta – algo que faça as pessoas lembrarem do seu nome. Somente dessa forma você poderá, um dia, ser reconhecido como um profissional diferenciado, o que lhe ajudará na busca por uma recolocação profissional.

Fernando Mantovani é diretor de operação da Robert Half Brasil. Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, na Exame.com.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...