Como se destacar no trabalho e se tornar um profissional diferenciado

By Robert Half 14 de October 2016

*Por Fernando Mantovani

Ser relevante. Essa é única coisa que me vem à cabeça quando o assunto é como se destacar no trabalho. E não existe fórmula mágica para isso. Ser um profissional diferenciado, está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica.

Em uma reunião, por exemplo, entrar mudo e sair calado é uma boa forma de fazer as pessoas pensarem que você não deveria estar ali. Mas falar qualquer coisa para “contribuir” vai causar o mesmo efeito. Então, prepara-se com antecedência, sempre que possível, e não hesite em dar uma opinião. Ela pode ser o que todos estavam procurando.

Se destacar no trabalho? O que as empresas esperam

Algumas pessoas confundem ser popular na empresa com ser um profissional diferenciado. Ledo engano. Quem nunca ouviu pelos corredores “Fulano é muito legal, mas trabalhar com ele...?!” Não caia nessa armadilha. Ter um bom relacionamento interpessoal é parte importante para trilhar uma boa trajetória na companhia e se destacar no trabalho. Mas no final do dia, isso não vai adiantar, se souber como se destacar no trabalho e não for capaz de entregar os resultados.

Ser relevante é ter algo para oferecer: conhecimento, capacidade analítica, rapidez de resposta – algo que faça as pessoas lembrarem do seu nome. Somente dessa forma você poderá, um dia, ser reconhecido como um profissional diferenciado, o que lhe ajudará na busca por uma recolocação profissional.

Veja a nossa pesquisa salarial 2017

Fernando Mantovani é diretor de operação da Robert Half Brasil.

Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, na Exame.com.

More From the Blog...