Como motivar sua equipe, o desafio dos novos líderes

Por Robert Half 23 de agosto de 2016

Por Fernando Mantovani

Manda quem pode, obedece quem tem juízo é uma expressão que tem perdido lugar nas empresas. Isso ocorre, porque é cada vez mais comum que o simples chefe saia de cena e entre em seu lugar o líder motivador.

O que acontece é que o estilo autoritário e austero de comandar não é mais aceito indiscriminadamente. Por isso, as companhias precisaram investir no treinamento para capacitação de líderes.

O chefe que simplesmente manda fazer, ordena, procura culpados de erros é (ou deveria ser) coisa do passado. Esse perfil tende à extinção. Esse novo profissional deve saber como motivar sua equipe.

O líder motivador é uma referência para sua equipe

Os funcionários buscam uma referência, alguém para se espelhar. Um gestor que seja capaz de entregar os resultados sem massacrar a equipe; aquele que assume erros; reconhece fraquezas e trabalha junto com o grupo para o desenvolvimento de todos. Esse é o líder motivador que eles esperam.

Em 2014, empresas com um bom ambiente para se trabalhar cresceram, em média, 18%, mesmo com o cenário econômico desfavorável. Isso prova que investir em pessoas e em verdadeiros líderes não é apenas “coisa” de RH. É algo que traz resultados efetivos para a organização.

* Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil. Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Criando uma equipe vencedora

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora"

More From the Blog...