“Eu nunca pedi promoção ou aumento de salário”

Parece pouco provável, mas a carreira de Marry Barra – executiva que assumiu o posto de CEO da GM nos Estados Unidos no começo deste ano – deu-se sem um único pedido de aumento de salário ou promoção. A revelação foi feita em uma recente entrevista ao site da revista americana “ Fortune”. “Eu quero que meus resultados falem por mim. Eu não quero ficar falando de mim mesma. Quando você entrega resultados e atua de forma íntegra, com trabalho em equipe, isso funciona, você não precisa pedir promoções ou aumentos.”

História da Marry Barra

Primeira mulher de sua família a ir para a faculdade, Marry Barra conseguiu um estágio na GM logo após a conclusão do curso de engenharia. Sua trajetória até o topo não foi meteórica, mas estável e coerente. E o crescimento profissional aconteceu, segundo ela, graças aos resultados alcançados. “Eu nunca pedi promoção ou aumento de salário”, disse a executiva à “Fortune”.

Logo após ingressar na GM, Marry Barra conseguiu uma bolsa da montadora e fez um MBA em Stanford, uma das escolas de negócio mais renomadas dos Estados Unidos. Depois disso, passou por diversos cargos na multinacional: assistente do ex-CEO Jack Smith; gerente de fábrica de montagem; vice-presidente de engenharia de produção global; chefe de recursos humanos; líder global de desenvolvimento de produto, compras e suprimento.

Sobre sua filosofia de trabalho, Marry Barra disse que aprendeu com os pais grandes valores sobre integridade e a importância do trabalho duro. “E levei isso comigo em cada trabalho que tive.” Outra coisa que ela acredita e valoriza? “Eu acredito no poder do trabalho em equipe e eu acho que você terá resultados superiores se você estiver alinhado, ganhar os corações e as mentes de seus funcionários e se eles entenderem para onde a companhia está indo e estiverem junto com ela.” Com tudo isso, Marry foi eleita a mulher mais poderosa do mundo dos negócios. Não é para menos.   

Tags: Carreira

Compartilhar essa página