Etiqueta do Whatsapp corporativo

Por Juliana Porto

Dia após dia os avanços tecnológicos facilitam nossa vida, do ambiente doméstico às atividades no trabalho. O avanço dos smartphones e a popularização de ferramentas como o Whatsapp tornam tudo mais prático: manter contato com alguém do outro lado do mundo, receber notícias das crianças em casa, avisar que vai chegar mais tarde ou marcar um reunião. Sim, o uso do aplicativo no meio corporativo já é amplamente aceito, utilizado até mesmo em entrevistas de emprego. Bem como outras ferramentas da internet, também tem um código corporativo a ser seguido.

  1. Memes, figurinhas fofas ou piadas ficam definitivamente de fora: Aqui não tem discussão. Se vocë usa o Whatsapp para falar com sua equipe, tem um grupo para contatos rápidos ou contacta um cliente pelo aplicativo, a regra é clara: comunique-se apenas quando necessário. Seja rápido, claro e certifique-se que a informação foi bem compreendida.
  2. Atenção aos horários: Hoje em dia, passamos o tempo todo com o telefone ao lado. Já é senso comum que o Whatsapp tem um sentido de urgência e a boa parte das pessoas responde instantaneamente. Isso não significa que você precisa mandar uma mensagem tarde da noite - a não ser que seja muito importante mesmo. Antes de apertar o "enviar" reflita se é possível esperar para dar o recado no outro dia pela manhã ou até mesmo resolver a questão no escritório. Enviar um email pode ser menos invasivo.
  3. Até que horas devo responder meu chefe? Aqui, mais uma vez, vale o senso de urgência. Se seu gestor é ansioso e não consegue se controlar para  falar com você até o dia seguinte, verifique a prioridade da conversa. É possível esperar até o dia seguinte? Caso sim, deixe para fazê-lo pela manhã. Outra saída é responder rapidamente, deixando claro que você vai priorizar o assunto no dia seguinte. Retome a discussão no outro dia, via mensagem, ou já no escritório no dia seguinte - por email ou pessoalmente.
  4. Português deve ser claro: Abreviações e uma conversa mais coloquial - a depender do interlocutor - podem ser aceitas numa conversa pelo Whatsapp, mas escrever errado é inaceitável. Preste atenção e releia o que escreveu. Algumas vezes, o corretor do celular pode alterar palavras e te deixar em uma saia justa! Antes de iniciar uma conversa também é sempre bom checar se está enviando para a pessoa certa, o que pode evitar te deixar em uma situação embaraçosa.
  5. Boa educação é prioridade: Tenha em mente que você deve abordar a pessoa do outro lado da tela da mesma maneira como a trata pessoalmente ou por e-mail. Por mais pressa ou urgência que tenha, é fundamental dizer bom dia, por favor e obrigada. Para alguns esta dica pode até parecer besteira, mas ainda tem muita gente que se esquece que ser bem educado é obrigatório em qualquer plataforma!

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

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