Está na hora de mudar de emprego?

Você está constantemente estressado? Sente que não se encaixa mais no atual ambiente corporativo? Talvez seja hora de refletir sobre seu atual emprego. Para alguns profissionais fica absolutamente claro quando chega o momento de começar a busca por um novo trabalho. Isso porque eles sabem quando atingiram um ponto de mudança, pois refletem constantemente sobre suas metas de carreira. Mas, para outras pessoas, esse momento pode não ser tão óbvio, porque há quem não enxergue o atual emprego como razão de tanto descontentamento.

Quando mudar de emprego?

Para ajudá-lo a descobrir se é o seu atual trabalho o causador de sua infelicidade, pedimos à coach de vida e carreira Viviane Delvaux, credenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, para elaborar algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo. Dependendo das respostas vale começar a procurar outro chefe.

VALORES
O que é mais importante para você na vida? Pelo que vale a pena vivê-la? Por que essas coisas são importantes para você? As respostas a essa última pergunta são os seus valores. Quais desses valores você satisfaz em seu trabalho atual?

FORÇAS
Quais são as suas maiores qualidades e pontos fortes? Por que as pessoas te admiram? Como você usa essas habilidades no seu trabalho? Como poderia usá-las mais?

REALIZAÇÃO
Qual é a sua insatisfação com o trabalho? Você já fez algo para mudar essa situação? O quê? O que mais poderia fazer para resolver esse impasse?

“Vale parar um tempinho e refletir sobre todas as perguntas acima”, afirma Viviane. “Depois disso, se você concluir que lhe falta um ambiente para ‘florescer’ na empresa onde está, busque a grama do vizinho.” Viviane ressalta, no entanto, que às vezes a grama do vizinho não é assim tão verdinha quanto parece. “Talvez, o seu gramado seja bonito e você nem precise mudar para o do vizinho. Perceber isso é opção sua”, diz a coach. Ela lembra Aristóteles ao dizer que a felicidade verdadeira e duradoura vem do emprego de nossas forças em nosso cotidiano e de vivermos para satisfazermos nossos valores. Boa sorte em sua reflexão!

Tags: Carreira

Compartilhar essa página