Erros de gravação: como evitar situações embaraçosas em entrevistas por vídeo

Deste a última sexta-feira um vídeo vem tomando conta das redes sociais. O correspondente da BBC, Robert Kelly, teve uma entrevista ao vivo interrompida quando seus filhos entraram em seu home office de forma inesperada – mas bem divertida. O professor, que falava do impeachment da presidente da Coréia do Sul, manteve a pose e continuou a entrevista assim que as crianças foram retiradas do local pela mãe.

O vídeo rodou o mundo, mas ele não é o único que já passou por uma situação embaraçosa na frente das câmeras. Uma pesquisa de Robert Half destaca várias situações embaraçosas que ocorreram enquanto candidatos faziam entrevista de emprego por vídeo. Entra elas, estão:

  • O cachorro do candidato andou em frente da câmera.
  • Um candidato pegou e mostrou o gato da família.
  • Um candidato a emprego atendeu ao telefonema de sua namorada durante a entrevista.
  • O candidato estava tomando café da manhã durante a entrevista.
  • Uma criança entrou no quadro e perguntou: "O que você está fazendo, mamãe?"
  • O candidato a emprego e sua esposa estavam discutindo durante a entrevista.
  • O candidato estava jogando videogame em outra tela durante a entrevista.
  • O candidato a emprego estava se vestindo.
  • A campainha tocou a meio da entrevista.
  • A casa de um entrevistado estava em reformas, com pancadas e ruídos de serra elétrica no fundo.

Enquanto a tecnologia acelerou o processo de recrutamento e aliviou o estresse de longos deslocamentos para uma entrevista, os candidatos a emprego devem tratar entrevistas em vídeo com o mesmo nível de profissionalismo de uma conversa pessoalmente.

A Robert Half oferece algumas dicas para uma entrevista em vídeo bem sucedida:

Teste sua tecnologia - Baixe a plataforma de vídeo que está sendo usada para sua entrevista com bastante antecedência. Teste sua webcam, microfone e alto-falante para garantir que eles estão funcionando corretamente.

Local - Escolha um espaço tranquilo e bem iluminado. Certifique-se que animais de estimação e membros da família não irão interromper o fluxo da entrevista. Deixei o celular e o telefone no modo silencioso e desative as notificações na tela.

Vista-se profissionalmente – Escolha uma  roupa que projete confiança e vista-se completamente - não apenas da cintura para cima. Além disso, evite figurinos que possam distrair a câmera.

Mantenha a postura – Olhe para a câmera ao falar, balance a cabeça visivelmente e sorria, sempre mantendo uma boa postura e fazendo gestos de mãos apropriados.

Envie um agradecimento – Tenha a mesma postura que você teria depois de uma entrevista em pessoa. Antes de concluir a conversa, pegue o e-mail do recrutador e envie uma nota de agradecimento.

Compartilhar essa página